Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quarta-feira, 5 de março de 2008

Carmen-C est toi C est moi(final)

Morreu no dia 3 deste mês, o grande Pipo, assim era conhecido o grande tenor Giuseppe di Stefano, com 86 anos, na sua residência perto de Milão.

Há muito retirado de cena, também fora compelido a praticamente retirar-se da vida, há perto de 4 anos, quando depois de ter sido brutalmente agredido na sequência dum assalto, entrou em coma , estado de que nunca viria a recuperar totalmente.

Para alguns mais fanáticos, foi o grande companheiro de Maria Callas, mas é injusto apenas fazer esta afirmação, não começando por dizer que durante, embora poucos anos foi "o maior tenor lírico do Mundo".

Estreou-se em 1946 como Des Grieux na Manon de Jules Massenet. e manteve-se no pedestal durante cerca de 10 anos. Depois talvez por arrastamento e colagem com a carreira de Maria Callas, exageros, papéis inadequados e outros disparates adulteraram-lhe a qualidade vocal, entrando em fase descendente.

A Carmen é uma história de amor e sangue, ciúme e traição. Dom José era um militar, que desertou por amor de Carmen que o seduziu mas que acaba por o trocar pelo toureiro Escamilho.

Carmen e Dom José irão defrontar-se face a face no dueto final " C est toi, C estmoi" ao mesmo tempo que Escamilho triunfa dentro da praça de touros, no exterior Dom José acaba por matar Carmen.

As suas últimas palavras são

Podeis prender-me
Fui eu que a matei
Ó Carmen , minha Carmen adorada


Com não podia deixar de ser eis o dueto como Maria Callas no Royal Festival Hall. Londres em 1973.

Depois a solo cantando Vesti la giubba de Il Pagliacci de Leoncavallo


Sem comentários: