Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Edita Gruberová

Ao pensar iniciar a votação para a soprano mais popular aqui no blogue, lembrei-me que seria mais interessante, a partir da selecção dos nomes que acho mais importantes, fazer uma breve apresentação de cada uma das candidatas e só depois disso apresentar a lista à votação.

A selecção já é difícil e a comparação entre elas ainda pior, porque as sopranos não são todas iguais, existem bastantes diferenças nas sua características que determinam afinal a escolha do próprio repertório.


Seria o mesmo que por exemplo, no futebol, afirmar que o jogador avançado A é melhor que o guarda-redes B.

Não é comparável ambos são jogadores de futebol, mas jogam em lugares diferentes. logo não comparáveis.


Não direi portanto, que esta votação pretenda determinar qual a melhor soprano ainda em actividade, apenas qual a que gostamos mais.


Posto isto inicio a apresentação por Edita Gruberová, uma fantástica soprano lírica de coloratura (aqui esta pois uma das sub-divisões par soprano).Gruberová nasceu em Bratislava na Eslováquia a 23 de Dezembro de 1946, filha de pais húngaros, mas com ascendência alemã. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Bratislava, estreando-se em 1968 na sua terra no papel de Rosina do Barbeiro de Sevilha, um dos papéis mais típicos para o repertório de coloratura.

No ano seguinte já cantava na ópera de Viena, a Rainha da noite um papel que ficou como uma das suas imagens de marca, da Flauta Mágica de Mozart. Êxito que viria a repetir em 1974, cantando esse papel no Metropolitan em Nova Iorque.Estreou-se na Royal Ópera House cantando Bellini em 1984.Outros papéis importantes foram a Gilda(Rigoletto), Lucia(Lucia de Lammermoor), Manon(Manon Lescault), Zerbinetta (Ariadne em Naxos). Canta Dona Anna de Don Giovanni de Mozart no Scala em 1987.Filma com Luciano Pavarotti o Rigoletto de Jean Pierre Ponnelle em 1981.Como não podia deixar de ser o primeiro vídeo de Gruberová refere uma apresentação da sua Rainha da Noite na Flauta Mágica, um das mais difíceis papéis da musica de ópera, embora pequeno.

Outra ária que seleccionei é a Spargi d'amaro pianto" de Lucia di Lammermoor. Num concerto de Edita Gruberova na Holanda Festival de Amsterdam em 24 de Junho de 2007.




Por último escolho uma ária do Rigoletto de Verdi, Caro nome, que bem pode considerar-se exemplar, por permitir às sopranos como Edita Gruberova de grande agilidade vocal mostrarem os seus dotes..

Sem comentários: