Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, 20 de outubro de 2007

La Traviata

Acabei de assistir a uma apresentação de La Traviata de Verdi, bastante interessante, com o seguinte elenco principal

Violetta Valéry-Agnieszka Bochenek-Osiecka(soprano)
Alfredo Germont-Carlos Galvan(tenor)
Giorgio Germont-Vítor Torres(barítono)
Flora-Natália Rios(mezzo-soprano)
Annina-Rosalva Mancilia Bernal(soprano)

Encenação de Carlos Avilez e orquestra do Norte dirigida pelo maestro José Ferreira Lobo.

Gostei bastante das actuações de Agnieszka Bochenek-Osiecka e dum magnífico Vítor Torres, que já me haviam entusiasmado na gala que referi no post anterior.

Torres é um barítono argentino, que conta já com alguns prémios e desempenho em vários papéis para a sua voz nomeadamente o Conte di Luna(Trovador). Marcelo (La Bhoeme) ou no Rigoletto entre outras.

Osiecka é polaca e canta como graduada desde o ano 2000, forte nos seus papéis de Violetta ou de Gilda do Rigoletto, que interpretou como solista principal do Teatro Nacional de Ostrava.

Do novos e ainda pouco famosos não reza o You tube, mas já que se fala em La Traviata, duas pequenas notas.

Para ver e ouvir Pavarotti e Sutherland cantarem o cartão de visita de La Traviata o famoso Brandisi clicar aqui.

Fica a nota sentimental, para além do simplicidade deste dueto primário que toda a gente canta. Mas a grande Dame australiana foi provavelmente a principal impulsionadora da carreira de Luciano. (Não tivesse ele valor !!!)

Noutro apontamento mais uma "descoberta" You tube minha (santa ignorância), esta jovem soprano americana de nome Elizabeth Futral, cantando a sequência final do 1º acto de Violetta, precisamente aquele tempo em que Verdi, "oferece" ao papel da protagonista, um conjunto de ornamentos vocais que exige uma verdadeira demonstração de virtuosismo que acalmará no decorrer dos actos seguinte, talvez a razão porque esta americana me entusiasmou.

Para ver e ouvir clicar aqui


Sem comentários: