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terça-feira, 4 de novembro de 2025

Carla Hanson

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  • Carla Thelen Hanson obteve o B.M. e o M.M. na Northern Arizona University.

  • É também professora de voz no Luther College (Decorah, Iowa, EUA). 

  • No perfil de “Operabase” consta que se dedica à ópera e opereta com várias produções documentadas. 

Principais papéis, estilo vocal e críticas

  • Interpretou papéis como Cio-Cio San em Madama Butterfly (de Giacomo Puccini) e Desdemona em Otello (de Giuseppe Verdi). 

  • A crítica destaca: “Hanson’s vocal range, exquisite control and emotional depth culminated in ‘Willow Song’ …” para o papel de Desdemona. 

  • Sobre a estreia em Nova Iorque como Tosca: “her dark-grained, strongly felt ‘Vissi d’arte’ sailed right up to the uppermost balcony.” 


Características vocais e repertório

  • O timbre: a crítica refere-se a um timbre “escuro no meio” (“dark in its middle range”) mas com extensão na zona aguda suficiente para os grandes papéis líricos. 

  • Repertório variado: além de Verdi e Puccini, inclui repertório de concerto como o Missa Solemnis de Ludwig van Beethoven, o Requiem de Verdi, o Vier Letzte Lieder de Richard Strauss. 

  • Ela também se envolve na formação de jovens cantores, o que revela uma vertente pedagógica bastante forte.


Observações / pontos de interesse

  • É interessante a combinação “grande palco + ensino universitário”. Isso pode dar-lhe uma visão rica e prática sobre desempenho e técnica, bem como sobre pedagogia vocal.

  • O facto de ter sido elogiada por “alcance até o balcão mais alto” (“uppermost balcony”) no papel de Tosca sugere confiança técnica e projeção, algo vital em papéis dramáticos-líricos.

  • O perfil “anti-diva”, de alguém confortável fora do palco com roupa simples, sugere que ela privilegia o trabalho musical e humano mais do que a imagem glamorosa — o que pode apelar se te interessa uma abordagem mais “viva” e menos estereotipada da ópera.

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