Carla Thelen Hanson obteve o B.M. e o M.M. na Northern Arizona University.
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É também professora de voz no Luther College (Decorah, Iowa, EUA).
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No perfil de “Operabase” consta que se dedica à ópera e opereta com várias produções documentadas.
Principais papéis, estilo vocal e críticas
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Interpretou papéis como Cio-Cio San em Madama Butterfly (de Giacomo Puccini) e Desdemona em Otello (de Giuseppe Verdi).
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A crítica destaca: “Hanson’s vocal range, exquisite control and emotional depth culminated in ‘Willow Song’ …” para o papel de Desdemona.
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Sobre a estreia em Nova Iorque como Tosca: “her dark-grained, strongly felt ‘Vissi d’arte’ sailed right up to the uppermost balcony.”
Características vocais e repertório
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O timbre: a crítica refere-se a um timbre “escuro no meio” (“dark in its middle range”) mas com extensão na zona aguda suficiente para os grandes papéis líricos.
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Repertório variado: além de Verdi e Puccini, inclui repertório de concerto como o Missa Solemnis de Ludwig van Beethoven, o Requiem de Verdi, o Vier Letzte Lieder de Richard Strauss.
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Ela também se envolve na formação de jovens cantores, o que revela uma vertente pedagógica bastante forte.
Observações / pontos de interesse
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É interessante a combinação “grande palco + ensino universitário”. Isso pode dar-lhe uma visão rica e prática sobre desempenho e técnica, bem como sobre pedagogia vocal.
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O facto de ter sido elogiada por “alcance até o balcão mais alto” (“uppermost balcony”) no papel de Tosca sugere confiança técnica e projeção, algo vital em papéis dramáticos-líricos.
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O perfil “anti-diva”, de alguém confortável fora do palco com roupa simples, sugere que ela privilegia o trabalho musical e humano mais do que a imagem glamorosa — o que pode apelar se te interessa uma abordagem mais “viva” e menos estereotipada da ópera.
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