Rosetta Pampanini nasceu a 2 de setembro de 1896 e faleceu a 2 de agosto de 1973 foi uma soprano italiana, particularmente associada aos papéis de Puccini, especialmente Madama Butterfly.
Pampanini nasceu em Milão. Ela começou a cantar quando criança e depois estudou com Emma Malajoli. Estreou nos palcos em 1920, no Teatro Nazionale em Roma, como Micaela, e em Turim, em 1921, como Siebel. Depois de mais estudos, estreou no Teatro San Carlo, em Nápoles, como Desdemona, em 1923, e cantou no ano seguinte Elsa em Bergamo. Observada pelo maestro Arturo Toscanini, ela estreou no Teatro alla Scala em Milão, como Madama Butterfly, em 1925, e apareceu lá até 1937.
Depois, começou a cantar em todas as principais casas de ópera da Europa; a Ópera de Monte Carlo em 1927, a Royal Opera House em Londres, de 1928 a 1933, o Liceu em Barcelona e a Ópera Estatal de Viena em 1930, a Ópera Lírica de Chicago de 1931 a 1932 e a Ópera de Paris em 1935. Ela também apareceu em Buenos Aires e no Rio de Janeiro.
Grande intérprete de Puccini, especialmente como Madama Butterfly, ela também cantou Manon Lescaut, La bohème, Tosca e Liu em Turandot, também Il piccolo Marat e Iris de Mascagni, e Nedda em Pagliacci, de Leoncavallo. Embora seja essencialmente uma soprano lírica, ela ocasionalmente cantou alguns papéis de Verdi, como Leonora e Aida, e também Maddalena e Fedora, de Giordano.
Aposentou-se do palco em 1946 e voltou a ensinar. Entre suas pupilas estava a soprano britânica Amy Shuard. Pampanini morreu em Rovigo, aos 76 anos.
aqui canta con onor muore da Butterfly
Sem comentários:
Enviar um comentário