Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Renata Scotto-2ºparte

Durante a década de 1960 ela tornou-se uma das maiores cantoras do bel canto, revivendo a fase vivida por Callas na década de 1950. Ela cantou Zaira e La Straniera de Bellini e Giulietta de I Capuleti e i Montecchi de Bellini, Maria di Rohan de Donizetti e Robert le Diable de Meyerbeer.
  • Dessa ópera canta Roberto, o tu che adoro
Em 1964, com uma produção do La Scala, ela apresentou-se no Teatro Bolshoi em Moscovo, a primeira companhia de ópera a fazer digressão pela União Soviética durante os anos da Guerra Fria. A estreia nos Estados Unidos veio em 1960 como Mimi na Ópera Lírica de Chicago, mesmo ano em que se casou com o violinista Lorenzo Anselmi. O casal teve uma filha e um filho. No dia 13 de outubro de 1965, Scotto fez sua estreia no Metropolitan Opera House de Nova Iorque como Cio-Cio San em Madama Butterfly. Durante 22 anos, ela cantou mais de 300 vezes no Met, em 26 papéis diferentes. Com Luciano Pavarotti, ela inaugurou as séries "Ao Vivo do Met" em 1977 com a ópera La Bohème de Giacomo Puccini.
  • Dessa ópera Si mi chiamano Mimì
Durantes os anos seguintes, ela estrelou as produções televisionadas Manon Lescaut, Luisa Miller, Don Carlo, Il Trittico, Francesca da Rimini e Otello.
  • Dessa ópera La canzone del salice

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Renatta Scotto-1 ºparte

Rena Scotto nasceu em Savona na Itália a 24 de Fevereiro de 1934. Reconhecida pelo seu senso de estilo, musicalidade e pelas suas habilidades teatrais, Scotto é considerada uma das proeminentes cantoras da sua geração, especialmente no repertório do bel canto, com excursões ao verismo e ao repertório de Giuseppe Verdi. Além de perfeito domínio técnico, particularmente no que diz respeito ao emprego do pianissimo, Scotto possuía excelentes habilidades interpretativas. Sua carreira é usualmente mencionada em conexão com o trabalho de outras grandes cantoras líricas da segunda metade do século XX, tais como Joan Sutherland e Maria Callas, que contribuíram para a valorização dos aspectos dramatúrgicos da ópera através de um sólido e consistente trabalho de cena. Ela fez sua estreia na sua cidade no Natal de 1952 aos dezoito anos como Violetta de La traviata (Verdi). e no dia seguinte, no Teatro Novo em Milão, no mesmo papel
  • Ei-la cantado com José Carreras Un di felice da Traviatta
Logo após, ela apresentou-se numa ópera de Giacomo Puccini, Madama Butterfly, em Savona e foi paga com 25 mil liras. Em 1953, Scotto fez audições no Teatro alla Scala de Milão para o papel de Walter em La Wally de Alfredo Catalani, com Renata Tebaldi e Mario del Monaco. Após sua audição, um dos juízes, o maestro Victor de Sabata falou: "Esqueça o resto". La Wally foi apresentada em 7 de dezembro de 1953 e Scotto foi chamada ao palco quinze vezes. Tebaldi e Del Monaco apenas sete.
  • Dessa ópera a conhecida ária "Ebben? Ne andro lontana
A maior oportunidade de Scotto veio em 1957: no Festival de Edinburgo, onde o La Scala apresentou sua produção de La Sonnambula de Vincenzo Bellini com Maria Callas como Amina. A produção fez tanto sucesso, que a companhia teve que apresentar-se mais uma vez. Callas não pode aparecer nas performances por motivo de doença, Scotto então assumiu o papel de Amina, substituíndo Callas no dia 3 de setembro de 1957. A performance foi de grande sucesso e assim, a soprano de 23 anos tornou-se uma estrela mundial.