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segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Amelita Galli-Curci

Amelita Galli-Curci nasceu em Milão a 18 de Novembro de 1882 e faleceu em Chicago, 26 de Novembro de 1963, foi uma soprano ligeiro de coloratura italiana, considerada uma das melhores do século XX.

Nasceu numa família de classe média alta em Milão, onde ela estudou piano na sua juventude.

Ela foi inspirada por sua avó a cantar. O compositor de óperas Pietro Mascagni também encorajou Galli-Curci na carreira de cantora.

Por sua própria escolha, em grande parte Galli-Curci aprendeu sozinha a cantar, de ouvir outros sopranos, lendo livros antigos e cantando métodos, e praticando exercícios de piano com sua voz.


A estreia de Galli-Curci foi com o papel de Gilda em "Rigoletto" de Verdi, em 1906, após o que alcançou rapidamente a fama.

Aqui canta dessa ópera Caro nome



Em 1908, casou-se com o Marquês Luigi Curci e adicionou o último nome dele ao seu.

Eles divorciaram-se em em 1921, Galli-Curci casou com Homer Samuels, seu acompanhante.

Excursionou extensamente pela Europa e América do Sul.

Em 1915 Galli-Curci cantou duas performances de "Lucia di Lammermoor" com Enrico Caruso em Buenos Aires.

Uma visita aos Estados Unidos em 1916 com a intenção de visita breve, mas a aclamação que recebeu por suas performances como Gilda em "Rigoletto", em Illinois e Chicago, foi entusiástica e ela aceitou uma oferta da Companhia da Ópera de Chicago.

Permaneceu com a companhia até 1924.

Também em 1916, Galli-Curci assinou um contrato de gravação com a Victor Talking Machine Company e gravou extensivamente para a companhia até 1930.


Em 1921 Galli-Curci juntou-se ao elenco do Metropolitan Opera em Nova York, permanecendo nesta instituição até sua retirada da ópera em 1930, por causa duma enfermidade na tiróide, para se concentrar preferencialmente em apresentações de concertos.

Os problemas na garganta tinham-na flagelado por muitos anos e submeteu-se a uma cirurgia em 1935.

No ano seguinte, fez seu mal sucedido retorno à ópera como Mimi em "La Bohème", em Chicago.

  • Algumas interpretações
  • Il puritani-Qui la voce sua soave



  • O pescador de pérolas-Comme autrefois



  • A sonâmbula-Ah non giunge


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