Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Casta Diva

A nossa vencedora do concurso a melhor soprano da actualidade, foi a Anna Netrebko, com uns indiscutíveis 58%, ficando Renne Fleming em 2ºlugar com 17% dos votos.

A homenagem que lhe prestamos é a publicação desta sua interpretação da "Casta Diva" a famosa ária da Norma de Bellini

Esta cavantina, é sem qualquer dúvida o fragmento mais popular de toda a ópera, os ondulantes harpejos dos instrumentos de corda, com base nos quais se eleva o tema principal da ária, interpretado pela flauta, que lhe dá o clima “lunar”, já que a cena é noturna e a evocação é feita à deusa Lua), introduzem o canto da soprano

Basicamente nesta ária Norma, convida o povo á paz, corta os ramos do visco sagrado e avança com os braços estendidos para o ceú. A luz da lua inunda a cena e Norma invoca a sua aparência pura e bela com uma prece eterna



8 comentários:

José Quintela Soares disse...

O que acho mais espantoso em Netrebko é que, sendo tão jovem, revela já uma naturalidade em palco surpreendente.

A este propósito, recomendo vivamente o dvd recentemente lançado em Portugal, "The Opera Gala", em que Netrebko canta com Elina Garanca, Ramon Vargas e Ludovic Tézier.

Apreciem.

lfm disse...

Obrigado pelo seu comentário e pela sugestão, vou procurar.

Luís Maia

Cenayon disse...

Netrebko a melhor??

Mas está tudo doido?? :O

lfm disse...

Cenayon

Para os visitantes deste blogue foi considerada a melhor no quadro dumas quantas sopranos que eu seleccionei, consciente de que faltariam muitas outras de grande qualidade.
Não esquecendo que a votação apenas referia as sopranos da actualidade.
Deixe-me perguntar em quem v/votaria ou votou (não sei se o fez) ?

Ou quem vc nomearia para esta lista.

Luís Maia

Cenayon disse...

lol

O meu comentário era para ser lido na brincadeira. ;) É lógico k neste tipo de 'eleições', a maioria é soberana. Quem sou eu para contrariar todas as pessoas k votaram (e k certamente trazem uma bagagem operática mt maior k a minha).

Gosto da Netrebko, só não votava nela para melhor soprano porque acho que ela, por vezes, não sabe escolher bem o repertório que canta (estou-me a lembrar de umas Lucias um tanto peculiares, para dizer o mínimo). Não a gosto de ver em papéis que tresandem a coloratura, mas isso é uma opinião pessoal. Ah, e claro, também foi estranha aquela Susanna dela em Salzburgo em 2006. Mas pronto... Embora ela tenha vindo a melhorar, creio que a princípio tinha muito pouca capacidade expressiva.
(Não me matem por estas palavras, please.)

Ora, respondendo à sua pergunta... Em quem é que eu votaria... Em alguém com um percurso mais ou menos constante. Talvez Natalie Dessay... pelas suas Lucias, Rainhas da Noite, Lakmés... É uma boa actriz, ainda que por vezes exagere um bocadito (aquele Spargi d'amaro pianto no met no ano passado pecou talvez só por esse exacerbar das caracteristicas dramaticas).

Pronto. É isto. Peço desculpa se disse algo completamente ridículo mas, como disse, gosto mais de ópera do que percebo do assunto. ;)

Kindest regards,
~Ruben

lfm disse...

Caro Ruben

Não disse nada ridículo e se o estilo da minha resposta o possa ter induzido a qualquer tipo de crispação da minha parte, se assim foi peço-lhe desculpa pelo estilo, já que a intenção não foi minimamente essa.
Eu queria até dizer que provavelmente eu nem votei na Netrebko, passe a sua graciosidade e qualidade que não se lhe pode negar. O moderador dos debates deve manter a sua imparcialidade (LOL).

Mande sempre notícias

um abraço

Luís Maia

Cenayon disse...

Soube ontem que ela está grávida e que à conta disso já teve de cancelar a Lucia que ia cantar em Outubro no Met.
Vamos lá ver se a gravidez não lhe arruína a figurinha. Aí é que veríamos se ela realmente é contratada pelo som ou ela imagem, if you know what I mean. :P

lfm disse...

Ruben

Vc não gosta mesmo nada dela, acho que exagera mas ela realmente tem muito boa presença cénica.

Luís Maia

PS a propósito vou ver se arranjo por ai qualquer coisa da Lucia.