Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Anna Netrebko

A 4ª soprano que escolhi para a selecção final da melhor soprano actual é Anna Netrebko.

Quando alguém afirmar que a ópera é chata, cantada por gordas feias que só sabem gritar, apresentem-lhes Anna Netrebko, uma jovem soprano russa de 36 anos.

É um produto técnico da Escola de São Petersburgo e do seu orientador vocal o maestro Valera Gergiev, que a descobriu quando começou a trabalhar lavando o chão do Teatro Mariinsky.

Isto sim chama-se começar por baixo.

Descobri este magnifico clip de Anna Netrebko cantando num Prom, com uma graciosidade espantosa (aproveitando o clima favorável desse concertos) um trecho duma opereta de Franz Lehar, "Giuditta"

"Meine Lippen sie Kussen so heiss".

Para ver esta delícia clicar aqui

O segundo vídeo refere um concerto em São Petersburggo em 2003, cantando da Lucia de Lammermoor "Regnava nel silenzio"

Enquanto espera a chegada de Edgardo, Lucia relata como lhe apareceu um dia, entre as águas tingidas de sangue daquela fonte, uma jovem morta muitos anos atrás por ciúmes de um Ravenswood.

Este recitativo dá entrada á primeira ária da soprano “Regnava nel silêncio”, de uma considerável dificuldade, pelos registos agudos, para conseguir efeitos que tendem a “desequilibrar” a melodia, justificado pelo próprio carácter desequilibrado de Lucia.

Uma frases de Alisa(na ópera) separa a ária da cabaleta “Quando rapito in estasi”, de ritmo muito mais leve, que constitui uma demonstração do virtuosismo da intérprete, pois é neste parte que deve exibir o seu gosto na escolha das ornamentações vocais.

Para ver clicar aqui

O terceiro vídeo refere uma participação de Netrebko num filme sobre o Elixir do amor cantando aqui uma ária do primeiro acto chamada " Della crudele Isotta"

Par ver clicar aqui

1 comentário:

Maria disse...

Será que a Diana Damrau é uma das duas que faltam?