Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 9 de setembro de 2007

Lucia di Lammermoor-Verrano a te sull aure

Da minha ópera favorita a Lucia di Lammermoor de Donizetti, destaco este dueto, com o qual finaliza o 1º acto desta ópera.

Destaco-a também por Luciano Pavarotti cantar com a Diva australiana Joan Sutherland, ambos há 35 anos no melhor das suas vozes.

Sem esquecer o quanto Luciano deveu à fantástica Dame, no lançamento da sua carreira.

Esta ópera de Donizetti estreada em 1835 em Nápoles, alcançou grande êxito logo desde a sua estreia, subindo à cena em Lisboa apenas 3 anos depois, bons tempos esses.

Lucia é um drama escocês e reflecte um amor impossível entre famílias que se odiavam e baseia-se num obra de Walter Scott The bride of Lammermoor.

Este dueto é precedido de outro momento que começá com a frase " Sul la tomba", para continuar com a ária que destaco.

Este dueto é de despedida Edgardo, que tem de partir para França, mas antes faz Lucia jurar-lhe fidelidade, trocando anéis de noivado como penhor de juramento perante o céu.

Neste espectáculo gravado em 1972 Pavarotti e Sutherland optam por cantar apenas esta última, Verrano a te sull aure

Ah, verrano a te sull aure, em forma de cabaleta, do dueto, em que canta primeiro o soprano, depois o tenor, para acabarem os dois junto

“Ah! Irão chegar-te com a brisa
os meus suspiros ardentes
ouvirás no murmúrio do mar
o eco dos meus lamentos
Sabendo que de gemidos
E de dor me alimento
Deixa que uma amarga lágrima
Tome sobre esta prova de amor!




Sem comentários: