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quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Principe Igor-o-Abertura

Quando Alexander Borodin morreu repentinamente aos 53 anos, à meia-noite de 27 de fevereiro de 1887, enquanto participava de um elegante baile de fantasia em São Petersburgo em trajes nacionais russos, sua ópera histórica Príncipe Igor estava longe de terminar, mesmo após 18 anos de trabalho esporádico.


 Do prólogo projetado e dos quatro atos, apenas uma pequena parte foi concluída e orquestrada – dez números, a maioria do Ato II. Borodin também deixou versões piano-vocais de algumas outras seções: o prólogo, a primeira cena do Ato I e todo o Ato IV. 

 Quase imediatamente, seus admiradores amigos e colegas Nikolai Rimsky-Korsakov e Alexander Glazunov começaram a dar corpo às seções restantes e a montar a obra. 

Eles também tomaram a (controversa) decisão de adicionar algumas músicas novas de sua autoria. A sua versão, publicada em Leipzig em 1889 e encenada em São Petersburgo em 1890 – incluindo a reconstrução e orquestração da abertura de Glazunov – foi um projecto verdadeiramente colaborativo e permaneceu durante muitos anos

Estrutura e enredo

O libreto, escrito pelo próprio Borodin, baseia-se no poema épico medieval russo "O Canto da Campanha de Igor" (Slovo o polku Igoreve, séc. XII). O herói é Igor Sviatoslavich, príncipe de Novgorod-Seversk, que lidera uma expedição contra os polovtsianos (povos nômades das estepes).

O enredo mistura episódios históricos com uma visão lírica da pátria, da honra e da coragem, alternando entre:

  • O campo russo, com a partida e o retorno de Igor.

  • O campo polovtsiano, onde Igor é feito prisioneiro.

Destaque musical

O trecho mais famoso é o das “Danças polovtsianas” (Polovtsian Dances), que encerram o segundo ato. É uma sequência de danças exuberantes, cheias de cores orquestrais e influências orientais, que ficaram muito populares de forma independente da ópera (até usadas em musicais como Kismet).

Importância

  • É uma ópera nacionalista russa, exaltando a luta contra invasores estrangeiros.

  • Mostra a síntese entre o lirismo russo e cores orquestrais de caráter quase oriental.

  • Apesar de inacabada, é considerada a obra-prima de Borodin

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