Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 7 de novembro de 2023

otello-007-Credo in un Dio crudel

Sala no piso térreo do Castelo

 e Iago e Cássio conversam sobre a possibilidade deste último pedir ajuda a Desdêmona para que Otello o reconduza no seu cargo

 Iago faz saber que Desdêmona está prestes a passar pelos Jardins contíguos pelo que Cássio se afasta para esperar a sua chegada

 Iago fica sozinho na sala onde nos revela o seu credo espécie de fundamento filosófico para o seu caráter maligno baseado na crença dum Deus cruel 

 Eu acredito num Deus cruel
 que me criou semelhante a ele
 e a quem nomeio com raiva. 
Da covardia de um germe ou de um átomo 
Eu nasci vil. 
Eu sou perverso porque sou um homem;
 e sinto a lama original em mim. 
Sim! esta é a minha fé! 
Acredito com o coração firme,
 como ele acredita a viúva no templo, 
que o mal que penso e que vem de mim
, pelo meu destino eu cumpro. 
Acredito que o justo é um histrião zombeteiro,
 e no rosto e no coração,
 que tudo nele é mentiroso:
 lagrimas , beijos , olhares,
 sacrifício e honra. 
E acredito que o homem
 está brincando com um destino injusto
 desde o germe do berço 
para o verme do tumulo 
A morte vem depois de tanta zombaria. 
E então? E então? 
A morte é o Nada. 
O céu é uma história antiga.

Sem comentários: