Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, 18 de novembro de 2023

Otello-012-Dio ti Giocondi o sposo e 013-Esterrefatta fisso

Na grande sala do Castelo um arauto anuncia a Otello a chegada dos embaixadores Venezianos  a Chipre e Iago  que permanece junto dele indica-lhe que trará  Cássio à grande sala se Otello ficar escondido e poderá comprovar pelas palavras de Cássio a infidelidade de sua mulher

Entretanto aparece Desdémona e Iago  retira-se 

Esta após saudar o marido tenta novamente interceder por Cássio, Otello incomodadíssimo pede-lhe que lhe mostre o lenço que lhe ofereceu, mas ela diz lhe que não o  tem sem atribuir qualquer importância ao assunto 

Otello reclama-o  com grande autoridade ela julga que ele quer desviar a conversa mas ele interroga-a , colérico diretamente sobre a sua honra

 Desdémona sem saber do que se trata, defende o seu amor cristão e fiel,

Esterrefatta fisso

Atordoad eu olho para o teu olhar terrível,
Uma fúria fala em ti, eu sinto e não entendo.
Olha-me ! Eu revelo meu rosto e alma para ti
perscuta-me o coração despedaçado
com o meu pranto, imploro  ao céu
por ti banhando o chão
 com estas candentes lágrimas,
.olha  as primeiras lágrimas, 
que o sofrimento me arranca

mas Otello já não a  ouve e com algumas amáveis mas irónicas palavras, acompanha-a  até à porta   

Sem comentários: