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terça-feira, 11 de julho de 2023

Giovanna d'Arco-Abertura

  • Giovanna d'Arco (Joana d'Arc) é uma ópera, drama lírico com um prólogo e três actos de Giuseppe Verdi com libreto italiano por Temistocle Solera.

  •  A ópera em parte reflete a história de Joana d'Arc e parece ser baseada na Die Jungfrau von Orleans de Friedrich von Schiller, Solera negou esta afirmação em cartas enviadas ao editor de Verdi, e alegou que o trabalho foi "uma ficção totalmente original".

    • Baseada na peça "Die Jungfrau von Orleans" de Schiller, embora Verdi e o libretista Temistocle Solera tenham tomado liberdades criativas importantes, afastando-se do histórico real.

    • Verdi estava em plena fase de engajamento com a ideia de um heroísmo nacionalista e espiritual, muito comum no clima político pré-unificação italiana (Risorgimento).

    • A ópera está estruturada em prólogo + 3 atos, com uma combinação típica da primeira fase de Verdi: grande aparato coral, áreas solenes, duetos intensos e uma constante alternância entre introspecção e explosão emocional.

    Giovanna (soprano) tem momentos líricos e de bravura, como:

    • "Sempre all’alba ed alla sera" – uma ária de devoção espiritual;

    • "O fatidica foresta" – expressão do dilema entre o chamado divino e o amor humano.

    Carlo VII (tenor) representa o lado real-político e romântico, apaixonado por Giovanna, enquanto o pai Giacomo (barítono) representa o conflito moral e religioso, inicialmente convencido de que a filha foi corrompida pelo demônio.

    Temas centrais

    • Conflito entre dever divino e amor humano;

    • Pureza injustamente julgada;

    • Sacrifício pessoal em nome de uma missão maior;

    • Redenção pelo sofrimento.


    💔 Relevância dramática

    Embora não seja uma das óperas mais encenadas de Verdi hoje, Giovanna d’Arco é musicalmente rica e dramaticamente sincera. A figura de Joana é tratada quase como uma santa-mártir operática, mas cheia de ternura e contradição. O final trágico — com Giovanna morrendo nos braços do pai após ser ferida em batalha — oferece um canto de perdão e transfiguração.



  •  A ópera teve a sua estreia no Teatro alla Scala, Milão, em 15 de fevereiro de 1845.

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