Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 20 de junho de 2023

,Norma-13-In mia man alfin tu sei,

  • Um pouco mais recuperada, Norma declara que vai interrogar o romano a sós. Depois de todos se retirarem começa o dramático momento em que Norma se oferece para salvar a vida de Pollione, na condição deste renunciar a Adalgisa para sempre . In mia main alfin tu sei (Nas minhas mãos estás, por fim) é o que diz Norma ao iniciar o dueto,

  •  ao que o romano responde No si vil non son (Não sou tão cobarde) Iniciando-se o seguinte diálogo

  •  Norma (N): Ignoras que a minha ira supera a tua ?
  •  Pollione (P): Espero o teu golpe 
  •  N : Não sabes que aos nossos filhos No coração esta daga …?
  •  P: Oh Deus o que oiço ? 
  •  N: Sim contra eles levantei o seu fio Ja vês, jã vês a que extremos cheguei Não os feri, mas agora
  •  Poderia consumar o crime Num instante Posso esquecer que sou mãe

  •  Esta tentativa desesperada da sacerdotisa, agora só mulher , não surte efeito, o romano diz-lhe que afunde antes o punhal no seu peito.

  •  Norma diz-lhe então que também Adalgisa há-de morrer, entre as chamas perecerá. 

  •  Pollione responde “toma a minha vida mas dela, dela tem piedade”. 

  •  Iniciando-se a última parte di dueto, com Norma a dizer “Preghi alfine ?” (Imploras por fim ? )

  •  “Imploras por fim Indigno! Já é tarde No seu coração quero ferir-te, sim Já me regozijo com o teu olhar De dor, da sua morte Posso, por fim ,igualar, a tua dor á minha” 

  • e Pollione “Ah! Que te acalme o meu terror eis-me, aqui, a teu pés chorando, Sobre mim descarrega todo o teu furor Mas tem piedade de uma inocente Que a tua vingança se satisfaça Comigo morrendo à tua frente” 

  •  Caballé canta com Vickers como Pollione

Sem comentários: