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terça-feira, 4 de abril de 2023

Don Sanche-Abertura

  • A contribuição de Liszt para a ópera foi considerável. Ele foi Kapellmeister em Weimar entre 1848 e 1859 e como maestro e inovador lá introduziu muitas novas óperas, incluindo Cornelius's Barbeiro de Bagdá , Wagner's Lohengrin, Tannhauser e Der fliegende Hollander , Schumann's Genoveva , Schubert's Alfonso und Estrella e Berlioz's Benvenuto Cellini, e como compositor de transcrições de óperas, ele criou versões para piano que levaram a ópera aos lares de milhões, da mesma forma que as gravações fazem hoje. 

  • Portanto, é surpreendente saber que ele escreveu apenas uma ópera, que tinha apenas treze anos na época, que teve apenas três apresentações e que se presume que tenha sido perdida completamente por setenta e oito anos até que uma partitura foi descoberto em 1903. Don Sanche ou o Castelo do Amoré típico de seu gênero - uma história sentimental de cavaleiros apaixonados que certamente atrairá um adolescente: o estilo é antiquado e reflete as influências musicais do menino compositor - ainda não é romântico do século XIX e tem ecos de Schubert e Beethoven no auge e de Rossini chegando ao final de seu período de composição.

  • Quando foi composta em 1825, o público parisiense ainda não havia desenvolvido sua mania por grandes óperas .

  •  Mas Dom Sancheé mais do que um pastiche infantil. Alguns comentaristas observaram que toda a obra pode ter sido escrita por outra pessoa, mas a partitura contém erros e pistas estilísticas que só podem ter sido criadas por uma criança. Liszt deve, no entanto, ter sido ajudado na orquestração, e a pessoa mais provável que o fez foi seu tutor, o experiente compositor Ferdinand Paër. A caracterização é adequada e vívida, mas não é psicologicamente exigente; a música está cheia de novas melodias e boas ideias, e é montada de uma forma satisfatória e surpreendentemente madura: Don Sanche é uma curiosidade, mas interessante. 

  • . Apresentada pela primeira vez em 17 de outubro de 1825 no Théâtre de l'Académie Royale de Musique em Paris (não na Ópera de Paris, como afirmam alguns dicionários). Teve apenas três apresentações e depois aparentemente perdeu (Liszt afirmou que havia sido destruído em um incêndio na Ópera de Paris). 
  • Mesmo após a descoberta de uma partitura em 1903, ela ainda teve que esperar até 1977 para ser reapresentada no Festival Liszt em Londres.

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