Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 16 de março de 2023

Zoraida di Granata, Act 1: Overture

Zoraida di Granata (também Zoraide di Granata ou Zoraïda di Granata ) é um melodramma eroico ( ópera séria ou ópera 'heróica' ), em dois atos de Gaetano Donizetti .

  •  O libreto italiano havia sido parcialmente preparado por Bartolomeo Merelli (de cujo atraso o compositor reclamou), baseado na peça francesa Gonzalve de Cordoue ou Grenade Reconquise de Jean-Pierre Claris de Florian (1791) e em um libreto de Luigi Romanelli para uma ópera de Nicolini chamada Abenamet e Zoraide .

  •  Quando Donizetti chegou a Roma, trazendo uma carta de apresentação de seu professor e mentor Johann Simon Mayr para o poeta e libretista Jacopo Ferretti , ele conseguiu sua ajuda na revisão do texto de Merelli.

  •  Embora tenha sido o primeiro sucesso teatral de Donizetti "e a ópera em que ele começou a adotar técnicas 'rossinianas'",  a versão original de 1822 desta violenta história de amor nunca teve uma performance completa porque Amerigo Sbigoli , o tenor originalmente escalado para o papel de Abenamet, morreu pouco antes da primeira noite, sem substituto disponível.

  •  Donizetti adaptou rapidamente esse papel para contralto, embora omitindo três números no processo 

  •  A primeira apresentação ocorreu no Teatro Argentina , Roma, em 28 de janeiro de 1822 e ela e seu compositor receberam grande aclamação no semanário Notizie del giorno : "Uma nova e muito feliz esperança está surgindo para o teatro musical italiano. O jovem Maestro Gaetano Donizetti... lançou-se fortemente em sua ópera verdadeiramente séria, Zoraida .

  •  Unânime, sincero, universal foi o aplauso que ele justamente colheu da lotada platéia ...". 

  •  A ópera foi apresentada numa edição revista no mesmo teatro a 7 de janeiro de 1824, tendo sido reeditada em Lisboa em 1825

Sem comentários: