Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 19 de março de 2023

O Exílio de Granada-01-Sempre tacer! Soffrire!

O Exílio de Granada) é um melodrama serio em dois atos de Giacomo Meyerbeer. O libretofoi d eFelice Romani baseado nas rivalidades entre as facções Zegridi e Abenceragginos últimos dias doreino de Granada. 

  • É a quinta ópera italiana de Meyerbeer, mas teve apenas três encenações confirmadas no século XIX. 

  • A estreia mundial aconteceu noLa Scala,em Milão, em 12 de março de 1822.

  •  Nascido em Berlim em uma família rica, quando jovem Giacomo Meyerbeer tinha ambições musicais e estudou e viajou pela Itália. Muito impressionado e influenciado pelo principal compositor italiano de óperas da época, Rossini , Meyerbeer compôs uma ópera no estilo daquele compositor, Romilda e Costanza , que foi produzida em Pádua em 1817. 

  • Ele então compôs três outras óperas em italiano para três cidades diferentes – Semiramide riconosciuta , Torino 1819, Emma di Resburgo , Veneza, também 1819, e Margherita d'Anjou , para La Scala, Milão, 1820. 

  • Todas essas três óperas tiveram recepções entusiásticas do público e da crítica e Meyerbeer então foi a Roma para apresentar uma nova ópera para o Teatro Argentina de lá. 

  • A ópera deveria chamar-se L'Almanzore , com texto provavelmente de Gaetano Rossi , baseado numa peça de Jean-Pierre Claris de Florian que já tinha servido de base a uma ópera de Cherubini , Les Abencerages , apresentada em Paris em 1813.
  •  No entanto, tanto Meyerbeer quanto a protagonista da peça adoeceram durante os ensaios e o projeto foi abandonado. O libreto foi retrabalhado por Felice Romani , nova música composta e a ópera dada sob o títuloL'esule di Granata no La Scala

Sem comentários: