Ensinado por Salieri, Albrechstberger e Mozart, ele foi amigo íntimo de Beethoven desde o final da década de 1790 até a morte deste último em 1827.
Hummel substituiu o idoso Haydn como Kappelmeister em Eisenstadt com a aprovação de Haydn.
Sua influência sobre Schubert, Chopin e Liszt foi profunda, e seus concertos para piano em lá menor e si menor (1815/19) são bons exemplos dos primeiros concertos românticos rivalizados apenas pelas obras-primas de Beethoven.
Hoje, no entanto, é provavelmente seu primeiro concerto para trompete (1803) pelo qual ele é mais conhecido.
Uma pena, pois era um músico verdadeiramente completo, sofisticado, que, no seu melhor, produziu muitas belas obras que hoje começam a reaparecer no repertório.
Compôs 15 óperas, e nenhum foi gravado até este lançamento de Mathilde von Guise.
Datado de 1810 e revisado em 1821. Estreada em 1811 em Viena, a ópera foi recebida com grande aclamação e, em 1821, Hummel a revisou para uma nova produção, fornecendo uma "nova" abertura (a abertura da versão anterior também está incluída) que ele havia extraído de seu balé Safo de Mitilene de 1812!.
A obra foi executada em Weimar, Berlim e Riga, depois caiu de repertório até as apresentações que deram origem a esta gravação em Laon, na França, em 2008.
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