O dueto "In mia man, alfin tu sei" da ópera Norma, de Vincenzo Bellini, é uma das passagens mais dramáticas e emocionantes da obra.
Neste dueto, Norma, após descobrir que Pollione a traiu com Adalgisa, expressa suas emoções conflitantes. Ela sente raiva e desilusão, mas também há uma tensão emocional e até uma sensação de posse, pois, apesar da traição, ela ainda tem um vínculo profundo com ele.
Pollione, por sua vez, tenta justificar suas ações e reconquistar Norma, buscando um meio de reatar o relacionamento deles.
A música é intensa e cheia de contraste, com Bellini utilizando as vozes de Norma e Pollione para destacar o drama e a complexidade das emoções deles. Os dois cantores precisam ter uma técnica refinada para transmitir essa carga emocional, especialmente nos momentos de interação vocal onde as duas vozes se entrelaçam de forma quase conflictiva, mas ao mesmo tempo muito bela.
Este dueto é um dos momentos mais tensos da ópera, simbolizando a luta entre o amor, o orgulho e a traição. Tem uma carga dramática impressionante!
Norma declara que vai interrogar o romano a sós.
Depois de todos se retirarem começa o dramático momento em que Norma se oferece para salvar a vida de Pollione, na condição deste renunciar a Adalgisa para sempre
.
In mia main alfin tu sei (Nas minhas mãos estás, por fim) é o que diz Norma ao iniciar o dueto,
ao que o romano responde
No si vil non son (Não sou tão cobarde)
Iniciando-se o seguinte diálogo onde genericamente Norna ameaça matar os filhos de ambos
Não sabes que aos nossos filhos No coração esta daga …?
P: Oh Deus o que oiço ?
N: Sim contra eles levantei o seu fio Ja vês, jã vês a que extremos cheguei Não os feri, mas agora Poderia consumar o crime
Num instante Posso esquecer que sou mãe
Esta tentativa desesperada da sacerdotisa, agora só mulher , não surte efeito, o romano diz-lhe que afunde antes o punhal no seu peito.
Norma diz-lhe então que também Adalgisa há-de morrer, entre as chamas perecerá.
mas Polione nao cede
Sem comentários:
Enviar um comentário