Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 18 de julho de 2021

Otello-Final acto 3º

Tocam clarins, anunciando a chegada do embaixador veneziano, Lodovico. Iago avisa Cássio que ele deve ir embora, a menos que queira ver Otello. 

Cássio sai e Otello pergunta a Iago como ele deve matar a esposa. Iago aconselha Otello a matar Desdêmona sufocando-a em sua cama, enquanto ele cuida de Cássio

. Otello promove  Iago a capitão. 

 Entram Lodovico, Desdemona, Emilia, Roderigo e outros dignitários. Quando Lodovico nota a ausência de Cássio, Iago diz a ele que Cássio está desfavorecido. Desdêmona interrompe, dizendo a Lodovico que ela espera que ele seja restaurado em breve. 

 Otello chama-lhe de demônio e quase a atinge com violência, mas é impedido por Lodovico. 

 Otello chama Cássio. (Lodovico, Otello, Desdemona, Emilia, Iago, coro: Il Doge ed il Senato salutano l'eroe trionfatore / "O Doge e o Senado cumprimentam o herói triunfante".) Cássio entra e Otello lê (misturando-se em insultos a Desdêmona) a carta do Doge , anunciando que ele (Otello) foi chamado de volta a Veneza e Cássio vai sucedê-lo como governador de Chipre. 

Enfurecido, Otello joga Desdemona no chão. (Otello, Roderigo, Iago, Cássio,Lodovico:Messeri! il Doge mi richiama a Venezia / "Senhores! O Doge chama-me de volta a Veneza".) 

 Desdêmona, no chão, lamenta ( A terra!… Sì… nel livido fango / "Caído! Sim, na lama fétida ..."). 

Os vários personagens expressam seus sentimentos: Emília e Lodovico expressam sua simpatia por Desdêmona, 

,Iago insta Otello para se vingar mais rapidamente possível, enquanto ele vai cuidar de Cassio. Ele avisa Roderigo que a única maneira de impedir a partida de Desdêmona é a morte de Cássio, o novo duque, e sugere que Roderigo mate Cássio naquela noite. (Emilia, Cássio, Desdêmona, Roderigo, Lodovico, Iago, Otello, coro: Quell'innocente un fremito d'odio non ha nè un gesto/ "Esse inocente não tem sentimento nem gesto de ódio"). 

Furioso, Otello ordena que todos saiam. Desdêmona vai confortá-lo, mas Lodovico a afasta enquanto Otello a amaldiçoa. 

Enquanto os outros saem, Otello delira sobre o lenço, depois desmaia. Iago pressiona a testa de Otello com o calcanhar e se afasta. 

Do lado de fora, a multidão de cipriotas grita vitória e glória para Otello. 

Sem comentários: