Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, 8 de maio de 2021

Carlo Cossutta

Carlo Cossutta nasceu a 8 de maio de 1932  e faleceu a  22 de janeiro de 2000) foi um proeminente tenor dramático italiano de ascendência eslovena que teve uma importante carreira internacional de ópera que se estendeu de meados da década de 1950 até o final da década de 1990. 

Ele começou e terminou sua carreira no Teatro Colón , em Buenos Aires , onde  cantou regularmente de 1958 a 1998. 

Chamou pela primeira vez a atenção internacional em 1964, quando cantou o papel-título na estreia mundial de Alberto Ginastera de Don Rodrigo , o que levou a uma série de aparições na Royal Opera de Londres durante a década de 1960. 

Na década de 1970, sua carreira internacional disparou, com aparições na maioria dos principais teatros de ópera na Europa e nos Estados Unidos. Permaneceu ativo no cenário internacional durante a década de 1980, mas sua carreira desacelerou significativamente na década de 1990, depois que ele contraiu câcro  de fígado.

 Cossutta tinha uma voz poderosa, sustentada por uma técnica sólida que proporcionava uma resistência excepcional. 

Destacou-se na dramática e spinto repertório tenor, e foi particularmente bem sucedido nas óperas de Giuseppe Verdi . 

Ele era especialmente conhecido por suas performances do papel-título de Verdi 's Otello e o papel da Pollione na  Norma . 

Embora seus créditos de desempenho o coloquem entre os principais tenores de sua geração, ele nunca alcançou o status de estrela de seus primeiros contemporâneos, como Franco Corelli 

e Mario del Monaco , ou posteriores como Plácido Domingo eLuciano Pavarotti . 

 Aqui canta de Otello Dio, mi potevi scagliar

Sem comentários: