Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 28 de março de 2021

Luisa Miller-01-1º acto

Cena 1: uma aldeia 
 No aniversário de Luisa, os aldeões se reuniram em frente a sua casa para fazer uma serenata para ela. Ela ama Carlo, um jovem que conheceu na aldeia ( Lo vidi e 'l primo palpito / "Eu o vi e meu coração sentiu o primeiro arrepio de amor") e o procura na multidão.

 O pai de Luisa, Miller, está preocupado com esse amor misterioso, já que Carlo é um estranho.

 Carlo aparece e o casal canta seu amor (Dueto: t'amo d'amor ch'esprimere / "Eu te amo com um amor que as palavras só podem expressar mal"). 

Enquanto os aldeões saem para entrar na igreja próxima, 

Miller é abordado por um cortesão, Wurm, que está apaixonado por Luisa e deseja se casar com ela. Mas Miller diz a ele que ele nunca tomará uma decisão contra a vontade de sua filha ( Sacra la scelta è d 'un consorte/ "A escolha de um marido é sagrada"). 

Irritado com sua resposta, Wurm revela a Miller que na realidade Carlo é Rodolfo, filho do Conde Walter. Sozinho, Miller expressa sua raiva ( Ah fu giusto il mio sospetto / "Ah! Minha suspeita estava correta"). 

 Cena 2: castelo do Conde 

Walter Wurm informa ao conde sobre o amor de Rodolfo por Luísa e recebe a ordem de convocar o filho. O conde expressa sua frustração com seu filho ( Il mio sangue la vita darei / "Eu daria o sangue da minha vida"). 

Quando Rodolfo entra, o conde lhe diz que a intenção é que ele se case com a sobrinha de Walter, Federica, a duquesa de Ostheim. 

 Quando Rodolfo fica sozinho com Federica, ele confessa que ama outra mulher, esperando que a duquesa entenda. Mas Federica está apaixonada demais por ele para entender (Dueto: Deh! La parola amara perdona al labbro mio / "Por favor, perdoe meus lábios pelas palavras amargas"). 

 Cena 3: casa de Miller 

 Miller conta à filha quem Rodolfo realmente é. Rodolfo chega e admite sua deceção, mas jura que seu amor é sincero. Ajoelhando-se diante de Miller, ele declara que Luisa é sua noiva. 

O conde Walter entra e confronta seu filho. Desembainhando sua espada, Miller defende sua filha e Walter ordena que pai e filha sejam presos. 

Rodolfo se levanta contra o pai e o ameaça: se não libertar a menina, Rodolfo revelará como Walter se tornou conde. 

Assustado, Walter manda libertar Luísa. 

Aqui cantam 
Rodolfo: Placido Domingo Miller: Renato Bruson Luisa: Katia Ricciarelli Federica di Ostheim: Elizabeth Connell Wurm: Richard van Allan

Sem comentários: