Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

La Boheme-Final

Musetta entra e não traz boas notícias, entra em grade aflição pedindo ajuda para Mimi, que a acompanha e está ali em perigo de vida.  

Depois de acomodada Musetta conta-lhes que a encontrou na rua e que ela lhe diz que se sente a morrer e que queria morrer com Rodolfo. 

 Mimi pede que a deixem olhar à volta e diz que se sente ali muito bem, sente-se renascer e que ainda sente vida ali. Musetta constata que nada há ali para se comer ou beber, enquanto 

Mimi diz que tem muito frio, se ao menos tivesse um regalo para aquecer as mãos geladas. 

 Musetta desfaz-se dos brincos e dá-os a Marcello para ele ir comprar medicamentos, enquanto Colline resolve empenhar o seu velho sobretudo, cantando uma famosa ária "Vecchia zimara senti" (uma das minhas favoritas para voz de baixo). 

Nessa ária ele despede-se do seu velho sobretudo lembrando os dias que passaram juntos. "Nunca curvaste o puído dorso aos ricos e aos potentes Passaram pelo teus bolsos como em antros tranquilos filósofos e poetas. Agora que os dias alegres se foram digo-te adeus , fiel amigo meu, adeus, adeus



 Saíem todos deixando Mimi e Rodolfo sozinhos. canta "Sono andati ?Fingevo di dormire". "

Foram-se embora ? Fingia dormir porque queria ficar sozinha contigo tenho tantas coisas para te dizer, Tenho uma só,mas grande como o mar como o mar profundo e infinito és o meu amor e toda a minha vida

 (Este é o tom e característica da óperas de Puccini, a musica sublinha sempre a caracterização romântica da sua obra qualquer que seja o libertista.) 

 Continua o dialogo entre ambos, perguntando~lhe ela se ele ainda a achava bela, "como a aurora responde-lhe Rodolfo. "Enganaste-te na comparação querias dizer bela como um ocaso

 A música sublinha entretanto a música do primeiro acto , quando se conheceram e ela repete recordando "Chamam-me Mimi ... porquê não sei..." 

 Rodolfo mostra -lhe a touca que lhe oferecera e continuam recordando o tempo em que se conheceram, quando ela perdera a chave e ela graciosamente diz-lhe "Meu belo menino posso bem dizê-lo agora encontrou-a muito depressa" continuando depois "Estava escuro e o meu rubor não se via Que mãos tão frias deixe-me aquecê-las Estava escuro e tu agarravas as minhas mãos

 Mas é tomada por um espasmo de asfixia e deixa cair a cabeça, esgotada, no momento em que Schaunard entra. 

 Agora Mimi diz que está bem e chamando Musetta diz-lhe agarrando no regalo, que ele "é belo e suave, acabaram-se as mão pálidas. O calor as embelezará" o depois perante o choro de Rodolfo, lhe diz "estou bem, chorar assim porquê ? Aqui amor ,,, sempre contigo". 

 Entretanto Musetta reza "Nossa senhora bendita faz a graça a esta pobrezinha para que não morra" e depois após uma interrupção para dizer a Marcello, para que a protejam do frio, continua " e que possa curar-se Nossa Senhora santa, eu sou indigna de perdão enquanto Mimi é um anjo do céu". 

 Entretanto Schaunard comunica a Mercelo que Mimi faleceu e quando Rodolfo se apercebe do sucedido, grita por duas vezes desesperadamente o nome de Mimi.

Aqui cantam  Roberto Alagna e Angela Gheorghiu.

Sem comentários: