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terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Rigoletto-Abertura

Rigoletto é uma ópera em três atos do compositor italiano Giuseppe Verdi, com libreto de Francesco Maria Piave. 
 Estreou no teatro La Fenice de Veneza em 11 de março de 1851. 
 Ópera inspirada na peça de teatro Le roi s'amuse de Victor Hugo. 
A ópera no entanto desvia ligeiramente da peça, devido à censura imposta. A personagem do Duque era inicialmente o Rei, e alguma parte do texto teve de ser alterado devido ao conteúdo político.

Após o sucesso de Nabucco e outras obras, Verdi já era um nome de peso na Itália. Quando decidiu adaptar a peça de Hugo, enfrentou censura: a trama original envolvia um rei libertino (Francisco I da França), tema considerado ofensivo. 

A censura austríaca (Veneza estava sob domínio austríaco) obrigou a mudanças: o rei virou o Duque de Mântua e os cortesãos franceses foram transformados em nobres italianos. Ainda assim, a ópera manteve sua carga crítica e dramática.

Enredo

Dividida em três atos, é uma história de paixões, vingança e tragédia.

  • Rigoletto: bobo da corte do Duque, sarcástico e cruel com os outros, mas superprotetor da filha secreta, Gilda.

  • Duque de Mântua: libertino, sedutor, sem escrúpulos.

  • Gilda: filha de Rigoletto, inocente, criada escondida para ser poupada da corrupção do mundo.

Ato I
O Duque se gaba de suas conquistas amorosas. Rigoletto zomba dos cortesãos enganados, ganhando seu ódio. Descobrimos que ele mantém a filha Gilda escondida. O Duque encontra Gilda e a seduz.

Ato II
Os cortesãos, querendo se vingar de Rigoletto, sequestram Gilda (sem que ele perceba, já que acreditava que estavam raptando a condessa de Ceprano). No palácio, o Duque conquista Gilda.

Ato III
Rigoletto, arrasado, contrata um assassino, Sparafucile, para matar o Duque. Mas Gilda, apaixonada, sacrifica-se: veste-se de homem e recebe a punhalada destinada ao Duque. Rigoletto descobre o corpo e, horrorizado, percebe que a maldição que tanto temia se cumpriu.


Personagens principais e vozes

  • Rigoletto – barítono

  • Gilda – soprano

  • Duque de Mântua – tenor

  • Sparafucile – baixo

  • Maddalena (irmã de Sparafucile) – mezzo-soprano


Música e destaques

  • “Questa o quella” – o Duque canta sobre sua vida de conquistas fáceis.

  • “Caro nome” – ária lírica e inocente de Gilda, sonhando com o amor.

  • “Cortigiani, vil razza dannata” – explosão dramática de Rigoletto contra os cortesãos.

  • Quarteto do Ato III (“Bella figlia dell’amore”) – uma das cenas de conjunto mais famosas da ópera, com quatro vozes entrelaçadas expressando sentimentos diferentes ao mesmo tempo.

  • “La donna è mobile” – canção despreocupada do Duque, ironicamente uma das mais populares de toda a ópera, símbolo da leviandade masculina.


Importância

  • Marca o início da “trilogia da maturidade” de Verdi (Rigoletto, Il trovatore, La traviata).

  • Revolucionou a ópera italiana ao integrar drama e música de forma mais coesa.

  • Mistura genial de intensidade psicológica, crítica social e melodias inesquecíve

 

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