Enredo
Dividida em três atos, é uma história de paixões, vingança e tragédia.
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Rigoletto: bobo da corte do Duque, sarcástico e cruel com os outros, mas superprotetor da filha secreta, Gilda.
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Duque de Mântua: libertino, sedutor, sem escrúpulos.
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Gilda: filha de Rigoletto, inocente, criada escondida para ser poupada da corrupção do mundo.
Ato I
O Duque se gaba de suas conquistas amorosas. Rigoletto zomba dos cortesãos enganados, ganhando seu ódio. Descobrimos que ele mantém a filha Gilda escondida. O Duque encontra Gilda e a seduz.
Ato II
Os cortesãos, querendo se vingar de Rigoletto, sequestram Gilda (sem que ele perceba, já que acreditava que estavam raptando a condessa de Ceprano). No palácio, o Duque conquista Gilda.
Ato III
Rigoletto, arrasado, contrata um assassino, Sparafucile, para matar o Duque. Mas Gilda, apaixonada, sacrifica-se: veste-se de homem e recebe a punhalada destinada ao Duque. Rigoletto descobre o corpo e, horrorizado, percebe que a maldição que tanto temia se cumpriu.
Personagens principais e vozes
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Rigoletto – barítono
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Gilda – soprano
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Duque de Mântua – tenor
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Sparafucile – baixo
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Maddalena (irmã de Sparafucile) – mezzo-soprano
Música e destaques
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“Questa o quella” – o Duque canta sobre sua vida de conquistas fáceis.
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“Caro nome” – ária lírica e inocente de Gilda, sonhando com o amor.
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“Cortigiani, vil razza dannata” – explosão dramática de Rigoletto contra os cortesãos.
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Quarteto do Ato III (“Bella figlia dell’amore”) – uma das cenas de conjunto mais famosas da ópera, com quatro vozes entrelaçadas expressando sentimentos diferentes ao mesmo tempo.
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“La donna è mobile” – canção despreocupada do Duque, ironicamente uma das mais populares de toda a ópera, símbolo da leviandade masculina.
Importância
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Marca o início da “trilogia da maturidade” de Verdi (Rigoletto, Il trovatore, La traviata).
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Revolucionou a ópera italiana ao integrar drama e música de forma mais coesa.
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Mistura genial de intensidade psicológica, crítica social e melodias inesquecíve
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