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domingo, 17 de janeiro de 2021

Manon-Preludio

Em 1884 a 17 de Janeiro Jules Messenet estreia em Paris no Opéra-Comique a ópera

A ópera Manon, de Jules Massenet, é uma das mais emblemáticas do repertório francês do século XIX — uma obra-prima do drama lírico que funde charme parisiense, paixão intensa e crítica social.

Resumo da ópera

  • Título completo: Manon

  • Compositor: Jules Massenet

  • Libreto: Henri Meilhac e Philippe Gille

  • Baseado em: o romance L'Histoire du chevalier des Grieux et de Manon Lescaut (1731), de Abbé Prévost

Enredo (em linhas gerais)

A história segue Manon Lescaut, uma jovem de província enviada a um convento, que se apaixona por Des Grieux, um jovem cavaleiro. Juntos fogem para Paris, mas a ambição e o desejo de luxo de Manon levam-na a abandonar o amor por riqueza. A história é marcada por idas e vindas entre o desejo, o arrependimento, a paixão e a decadência, terminando tragicamente com a morte de Manon no deserto da Louisiana, nos braços do seu amado.


Características musicais

  • Obra-prima do verismo francês com lirismo refinado.

  • Grande domínio da orquestração colorida, evocando tanto o brilho dos salões quanto a melancolia dos sentimentos mais íntimos.

  • O papel de Manon é um dos mais complexos e fascinantes do repertório — exige leveza, charme, dramaticidade e grande agilidade vocal.

  • O protagonista Des Grieux também tem árias célebres, como a comovente "Ah! fuyez, douce image".

Momentos célebres

  • "Je suis encore tout étourdie" – Canção inocente de Manon, logo no início.

  • "En fermant les yeux" – Uma das mais doces árias de Des Grieux.

  • "Adieu, notre petite table" – Manon despede-se da simplicidade da vida com Des Grieux, marcando sua escolha por luxo — uma das árias mais tocantes e psicológicas da ópera.

  • Cena final – De um lirismo trágico, Manon morre nos braços de Des Grieux, esgotada e arrependida.


🎭 Temas centrais

  • A dualidade entre amor verdadeiro e sedução pelo luxo.

  • A sociedade como força corruptora.

  • A juventude como instante de desejo e perdição.

  • O feminino entre liberdade e castigo — um arquétipo trágico na ópera do século XIX.


📌 Comparações

  • Massenet concorre diretamente com Puccini, que escreveria sua própria Manon Lescaut poucos anos depois (1893), mais intensa e passional, mas menos detalhada psicologicamente.

  • Massenet oferece uma visão mais sensual e irónica, com maior ênfase na crítica social e no jogo de aparências da Belle Époque.

 Manon,

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