Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Kari Nurmela

Kari Nurmela (nascido em Viipuri em 26 de maio de 1933; falecido em Helsinque em 21 de janeiro de 1984) foi um barítono dramático finlandês 

 Nurmela fez sua estreia operística como o Conte di Luna, no Il trovatore , em Helsinque, em 1961. 

Ele passou a se apresentar em Praga, Marselha, Nancy, Frankfurt, Hamburgo, Munique, Stuttgart, Bolonha, Florença , Gênova, Palermo, Veneza, Trieste, Lisboa, Genebra, Zurique, Seattle e San Diego, bem como o Festival de Orange. 

foi ouvido nos papéis principais de barítono de Curlew River , Don Pasquale , Roberto Devereux , Pagliacci (como Tonio), Cavalleria rusticana , L'Orfeo , Don Giovanni , Le nozze di Figaro (como o Conte Almaviva), La bohème ,Madama Butterfly , Il tabarro , Tosca , Elektra , Un ballo in maschera , Don Carlos , Ernani , Falstaff (como Ford), La forza del destino , Nabucco , Otello , La traviata , Tannhäuser , etc. 

 Em 1976, para a RAI, Nurmela cantou em Katerina Ismailova , com Gloria Lane e William Cochran , regida por Yuri Ahronovich . 

Em 1979, gravou, para a EMI , Tonio in Pagliacci , ao lado de Renata Scotto , José Carreras e Sir Thomas Allen , sob a batuta  de Riccardo Muti . 

 Kari Nurmela sucumbiu inesperadamente a uma hemorragia cerebral, em Helsinque, Finlândia. 

 Aqui canta da Otello Credo

Sem comentários: