Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 1 de novembro de 2020

O Trovador-Che! Non M'inganna Quel Fioco Lume-(FINAL)

Depois de Azucena ter adormecido, entra Leonora que diz a Manrico que está livre, mas que ela não a pode acompanhar.

 Este não quer ouvir falar de fugir, sem ser com ela e indigna-se quando percebe que Leonora obteve o seu perdão em troca de se vender ao conde, depois de ter perguntado
"mas fixa em mim, mulher, o teu olhar de quem obtiveste e a que preço ? Não queres falar ? Que tremendo raio de luz Do meu rival ! Compreendo ! Compreendo ! vendeste o teu amor a esse infame"

 Ela acaba por confessar-lhe que se envenenou, que "tem a morte no meu seio"

 e que 

"a força do veneno foi mais rápida do que eu pensava" e que "em vez de viver sendo de outro, preferi morrer sendo tua". 

 (Embora aparentemente pareça tratar-se dum dueto, estamos em presença dum terceto, pois ouve-se a voz de Azucena, aparentemente sonhando alto cantando a passagem que foi referida no apontamento anterior "Aos nossos montes regressaremos"). 

 A entrada do conde Luna reforça a manutenção do terceto, pois Azucena voltará a dormir.

 Entretanto Manrico percebe por fim o sacrifício da amada,"louco de mim e eu este anjo ousei amaldiçoar" e o Conde que foi enganado, 

"quis enganar-me e morrer por ele".

 Leonora morre e o conde ordena assinalando Manrico "levem-no para o suplício".

 Acabando a ópera com o seguinte diálogo

 Manrico : Mãe, oh mãe, adeus 
Azucena (acordando): Manrico ! Onde está o meu filho ?
 Luna: Corre para a morte 
Azucena : Ah para escuta-me 
Luna : Vê-lo ?
 Azucena : Céus 
 Luna: Já morreu 
Azucena : Era teu irmão ! 
Luna : Ele ? Que horror! 
Azucena : Já estás vingada, oh mãe 
Luna : E eu ainda vivo 

 Aqui canntam Pavarotti, Marton, Milnes, Zajick

Sem comentários: