Contexto e importância
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Estreou em Berlim, 18 de junho de 1821, com enorme sucesso.
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Baseia-se numa lenda popular alemã sobre um jovem caçador que faz um pacto para ganhar um concurso de tiro e poder casar com a amada.
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Weber combinou elementos do Singspiel (com partes faladas) com uma atmosfera musical e dramática carregada de nacionalismo romântico e referências folclóricas.
Enredo
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Max, jovem caçador, está nervoso por ter perdido a pontaria antes da prova que decidirá se poderá casar com Agathe.
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Seu amigo Kaspar (vilão) o convence a usar “balas mágicas” forjadas na misteriosa Wolfsschlucht (Desfiladeiro do Lobo).
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Na cena mais famosa — a Wolfsschlucht — Weber cria uma música sombria e sobrenatural, com timbres orquestrais assustadores e harmonias ousadas.
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No clímax, as balas enfeitiçadas atingem Agathe, mas por intervenção divina ela é salva, e Max é perdoado, embora castigado com um período de prova.
Estilo musical
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Orquestração vívida e descritiva — pássaros, caçadas, ecos, trovões.
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Melodias inspiradas em canções e danças folclóricas germânicas.
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Contraste entre o lírico (arias de Agathe), o popular (coro dos caçadores) e o sombrio (Kaspar e o Desfiladeiro do Lobo).
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Uso de leitmotivs incipientes — técnica que Wagner desenvolveria mais tarde.
Importância histórica
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Consolidou o ideal romântico alemão: ligação à natureza, ao sobrenatural e ao folclore.
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Influenciou fortemente Wagner (sobretudo O Holandês Voador) e, de forma mais ampla, o desenvolvimento da ópera nacionalista na Europa.
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