Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 20 de outubro de 2020

O Trovador-Condotta ell'era in ceppi

Uma vez a sós Manrico interroga Azucena, aquela que pensa ser a sua mãe, sobre o significado da sua sinistra canção.

Inicia-se a ária "Condotta ell era in ceppi" onde Azucena conta

 "que levaram a sua mãe, até ao seu horrível destino com o filho nos braços, tentei aproximar-me dela, mas em vão tentei e em vão tentou a infeliz mandar parar e benzer-me, pois entre blasfémias obscenas, picando-a com as espadas, empurraram-na para a fogueira os malvados esbirros.

 Então com palavras entrecotadas Vinga-me exclamou. Estas palavras deixaram um eco eterno neste coração. Manrico pergunta-lhe "La vendis casti ?" (E vingaste-a ?)

 "Consegui sequestrar o filho do conde. Arrastei-o até aqui, as chamas ardiam, já preparadas

 Manrico em pânico "As chamas ? Oh céus ! Por acaso tu ?

 Azucena continua a descrever a cena da visão fúnebre e a súplica de vingança de sua mãe, concluindo 

 " estendo a minha mão trémula agarro na vítima aproximo-a do fogo, empurro-a para ele. O delírio fatal cessa e a cena horrível desvanece-se. Ficam apenas as chamas que ardem e destruem a sua presa Então viro o rosto e vejo á minha frente o filho do malvado conde"

 Acabando a lamentar-se de por engano ter queimado o seu próprio filho

 "O meu filho o meu filho tinha queimado o meu próprio filho terminado "Sobre a minha cabeça ainda sinto os cabelos a eriçarem-se" 

 Enquanto Manrico permanece mudo de horror e de surpresa. De novo cantado por Fiorenza e Plácido Domingo

Sem comentários: