Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 11 de outubro de 2020

Norma -Mira o Norma

á entrada de Adalgisa que Norma, havia mandado chamar por Clotilde, que nota a palidez do rosto de Norma, que lhe responde

 “É a palidez da morte quero revelar-te toda a minha vergonha um único rogo te farei e cumpre-o se é que alguma piedade desperta em ti, a dor do meu presente e a dor do meu futuro

 Pedindo-lhe depois que leve as crianças ao acampamento romano “para junto daquele cujo nome não ouso pronunciar” e que “ele seja para ti um esposo menos cruel, eu perdoo-lhe e preparo-me para morrer” 

 E continua dizendo para cuidar e proteger, os seus filhos “não peço honras nem nem poder, sejam esse reservados aos filhos do teu próprio sangue, apenas te peço que não os abandones"

 Adalgisa recusa, dizendo que irá sim ao acampamento contar todos os sofrimentos por que passa Norma e confia que saberá convencer Pollione a aceitá-la de novo.

 Norma recusa e inicia-se o dueto Mira o Norma-(Olha Norma) em que Adalgisa diz

 “Olha Norma, perto dos teus joelhos estas amadas criaturas Ah! Tem piedade delas, ah! Mesmo se de ti não tens piedade

 E Norma recita “

Ah! Por que é que minha constância tentas dobrar com tão ternos sentimentos perante a morte, ai! Um coração já não pode ter Ilusões nem esperança” 

 Norma a quem Adalgisa continua a pedir para que ceda, porque Pollione já está arrependido, lhe pergunta “ E tu ? “

Adalgisa responde

Amei-o mas agora a minha alma
apenas alberga amizade


Norma diz “Oh! Jovenzinha ! E tu querias ?

Adalgisa : “ Devolver-te os teus direitos
Ou perante ti, o céu e os homens
Juro esconder-me para sempre

Norma: “Sim,venceste, abraça-me
Em ti volto a encontrar a amiga

Cantado ambas 

Si, fino all ore estreme Sim,até à minha última hora
Compagna tua, compagna m avrai por companheira me terás
Per ricovrarci insieme grande é o Mundo
Ampia è la terra assai para nos hospedar ás duas
Teco dell fato all onte Contigo, firme, oporei
Ferma opporró la fronte o meu ânimo, aos enganos do destino
Finché il tuo core enquanto junto ao meu
A battere io senta sul mio cor sentir bater o teu coração

Assim cantm Montserrat Caballé e Josephine Veasey,

Fim do 3º Acto

 

Sem comentários: