Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Lucia di Lammermoor-Il dolce suono

Lucia entra em cena, com o cabelo despenteado e o rosto coberto de uma desolação mortal, com movimento convulsivos, manifestando demência. 

 A entrada de Lucia, dá lugar ao início da famosa ária da loucura. 

 Numa primeira parte, Lucia canta uma cena onde se passa de uma forma quase imperceptível do recitativo à ária, que tem um elevado interesse poético e musical. 

 São estas as palavras “

O doce sono da sua voz tocou-me 
Ah, aquela voz 
Penetrou no meu coração Edgardo! 
Eu pertenço-te Edgardo! 
Ah meu Edgardo 
Sim, pertenço-te 
Dos teus inimigos fugi
 Um gelo se insinua no meu peito 
Toda eu estremeço 
Vacila o pé Junto á fonte comigo te sentavas 
Ai de mim ! 
Surge o tremendo Fantasma 
e nos separa 
Ai de mim! Ai de mim! 
Edgardo!… Edgardo! … 
Ah! O fantasma , o fantasma nos separa! 
Refugiemo-nos Edgardo, junto ao altar 
Está coberto de rosas 
Uma harmonia celestial 
Diz-me não ouves ? 
Ah soa o hino nupcial 
A cerimónia é preparada para nós 
Oh ! feliz de mim ! Edgardo ! …
 Edgardo ! Oh ! feliz de mim ! 
Oh ventura que se sente e não se diz 
 Arde o incenso … brilham 
As sagradas velas, ardem em redor
 Eis o sacerdote 
Dá-me a tua mão
 Oh ! venturoso dia !
 Finalmente sou tua… tu és meu, 
Deus a ti me deu … 

 Seguindo-se a uma réplica do coro 

 “Todo o prazer será muito grato compartilhado contigo do céu clemente um sorriso a nossa vida iluminará” 

 ainda Natalie Dessay "ardon gli incensi"

 Esta longa cena da loucura de Lucia, termina então com uma cabaleta de grande beleza musical “Spargi d amaro pianto” 

 Onde ela diz 

 “De amargo pranto semeia o meu véu terrestre, enquanto lá em cima, no Céu, eu rezarei por ti Apenas a tua chegada Tornará belo o céu para mim

Acabo com um bravísssimo Dessay !!! Interpretação fantástica

Sem comentários: