Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Lucia di Lammermoor-Il pallor funesto


Na mansão de Ashton, Enrico e Normanno tentam convencer Lucia a casar-se com Lord Arturo. 

Para tal interceptaram as cartas de Edgardo e falsificaram uma dando a entender que ele se interessara por outra mulher. 

 Este vídeo começa abruptamente, quando Lucia responde ao irmão que a havia questionado acerca do seu aspecto pálido que denuncia grande sofrimento Lucia diz-lhe então “ 

A palidez funesta e horrenda 
que no meu rosto se desenha 
em silêncio te grita a minha tragédia…. 
As minhas dores Deus te possa perdoar 
O desumano rigor E a minha dor” 

 Enrico mostra então a referida carta falsa, após o que começa, o extenso dueto com que termina a Cena I deste 2º acto, que Lucia inicia dizendo “Soffriva nel pianto”

 “Sofria no pranto 
consumia-me na dor pus a vida 
e a esperança num coração 
O instante da morte chegou para mim 
Ah! Coração infiel 
Que a outra se entregou” 

 Dizendo Enrico 

 “ Mas não foste digna da graça divina
 aquele coração infiel a outra se entregou 
Um louco e pérfido amor te incendiou 
Traíste o teu sangue por um vil sedutor 
Mas não foste digna da graça divina 
aquele coração infiel a outra se entregou” 

 Terminam em dueto, repetindo, algumas frases das intervenções acima referidas. 

 A segunda parte do dueto inicia-se quando se ouvem ruídos festivos e clamores de alegria no exterior. 

Lucia pergunta “Che fia ?”(que é aquilo ?) 

 O irmão diz-lhe que chegou Arturo o noivo prometido, realçando de novo o facto de que por motivos políticos é fundamental para ele que ela aceite aquele casamento. 

A contínua recusa de Lucia, é a entrada para o inicio da cabaleta final , quando Edgardo lhe diz 

 “Se me vais trair o meu destino está traçado 
A vida e a honra me roubas 
O patíbulo me preparas 
Nos teus sonhos me verás 
Sombra irada e ameaçadora 
O patíbulo sangrento 
Estará sempre diante de ti” 

 Lucia ergue então uma última prece ao céu cantando 

 “Tu que vês o meu pranto
 tu que lês neste coração 
se a minha dor na terra for repelida
nos céus não o será
 Leva-me ó Deus eterno 
Esta vida desesperada 

aqui cantam

Lucia - Rose-Antoinette Bellino Enrico - Ian Murrell Normanno - Doowon Kim





 
Netrebko canta com Mariusz Kwiecien

Sem comentários: