Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Lucia di Lammermoor-Tombe degli avi mie

Estamos na cena final da Lucia,que apresenta a curiosidade da grande ária final pertencer ao tenor e não ao soprano, como era habitual até aquela altura. Donizetti escreve esta ópera numa altura em que os papéis de tenor estão progressivamente a ganhar importância. 

 O quadro começa com uma grande introdução, com as trompas como protagonistas e na qual o carácter tenebroso e ao mesmo tempo envolto em mistério, atinge um momento culminante. 

 Túmulo dos Ravenswood, nos arredores do castelo de Wolfs Crag .é ainda de noite, Edgardo, só espera morrer ás mãos de Enrico, já não pensa em vingar seu pai, mas sim em extinguir consigo uma estirpe tão desventurada. No recitativo com que começa 

Tombe degli avi mei”, Edgardo diz o que acima referi, acrescentando que “Ah mulher ingrata para seu júbilo foi a noite curta Enquanto eu me desfaço em pranto Tu ris, exultas ao lado Do feliz consorte Tu no seio da alegria e eu no da morte

 São as últimas palavras antes da entrada na ária propriamente dita  Frapoco a mi ricovero” 

 “Dentro em breve recolherei a um ignorado sepulcro Nem sequer uma piedosa lágrima Sobre ele será vertida Onde manifesta a clara intenção de se suicidar, terminando mais tarde a dizer “Não passes diante dele, oh barbara ao lado do teu marido respeita pelo menos as cinzas de quem morre por ti Não passes nunca esquece-o Respeita ao menos quem morre por ti

 Canta o grande tenor catalão já falecido Alfredo Kraus, um espectáculo em Barcelona em 1982.
ou cantado por Pavarotti

Sem comentários: