Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 16 de agosto de 2020

Gianna Rolandi

Gianna Rolandi (nascida em 16 de agosto de 1952) é uma soprano americana. Após uma carreira lírica nacional e internacional de 20 anos de grande sucesso, Rolandi se aposentou das apresentações em 1994 

Em 1979, Rolandi fez sua estréia no Metropolitan Opera como Sophie em Der Rosenkavalier. No Met, ela também cantou Olympia em The Tales of Hoffmann em 1983, o papel-título de Le Rossignol de Stravinsky em 1984 (transmitido internacionalmente), e Zerbinetta em Ariadne auf Naxos em 1984/85 (transmitido internacionalmente).

Na Lyric Opera of Chicago ela fez sua estréia como Dorinda em Handel's Orlando (1986), e voltou a cantar Despina em Così fan tutte (1993-94), uma produção que marcou sua aposentadoria dos palcos. Rolandi também se apresentou com muitas das outras grandes companhias de ópera norte-americanas, incluindo a San Francisco Opera, a Canadian Opera Company, a Washington National Opera, a Florida Grand Opera, a Santa Fe Opera e o Spoleto Festival USA em Charleston, SC. Ela estreou na Europa em 1981 em Glyndebourne como Zerbinetta em Ariadne auf Naxos, retornando em 1984 para suas primeiras apresentações de Susanna em The Marriage of Figaro e Zdenka em Arabella, para aclamação da crítica. 

Outros compromissos europeus importantes incluíram Ginevra em Ariodante e Cleópatra em Giulio Cesare em Genebra, Constanze em Die Entführung aus dem Serail em Lyon e Paris, Almirena em Rinaldo no Théâtre du Châtelet em Paris, Amenaide em Tancredi em Torino, o papel de calções de Curiatius em Gli Orazi ei Curiazi em Roma, e Elcia em Mosè em Egitto no Festival de Ópera Rossini em Pesaro, Itália. Rolandi gravou Susanna em The Marriage of Figaro sob Bernard Haitink. Na televisão, ela foi o papel-título em duas transmissões de ópera Live from Lincoln Center: Lucia di Lammermoor (1982) e The Cunning Little Vixen (1983), e ela foi Clorinda em uma versão em inglês de La Cenerentola (1980). E ela era Zdenka na versão cinematográfica de Arabella em 1984, na produção de Glyndebourne. Os compromissos de concerto e recital de Rolandi incluíram aparições com vários conjuntos principais, incluindo a Filarmônica de Nova York, a Orquestra de Cleveland, a Orquestra da Filadélfia, a Sinfônica de Atlanta, a Orquestra Sinfônica Nacional, a Orquestra Sinfônica da BBC e a Filarmônica de Londres, com maestros incluindo Leonard Bernstein, Andrew Davis, Bernard Haitink, Erich Leinsdorf e James Levine.
Aqui canta  Regnava nel silenzio da Lucia 

Sem comentários: