Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Miriam Licette


Miriam Licette nasceu em 9 de setembro de 1885 e morreu a  11 de agosto de 1969)foi uma soprano inglesa cuja carreira durou 35 anos, de meados da década de 1910 até depois da Segunda Guerra Mundial. Ela também foi professora de canto e criou a Bolsa Miriam Licette.

Ela nasceu como Miriam Lycett na vila de Over, Cheshire em 1885. (Seu primo era o tenista campeão Randolph Lycett.) Ela passou alguns de seus primeiros anos em lugares como Hong Kong e Singapura, já que seu pai era capitão com a Blue Star Shipping Line.

Ela estudou canto no Lowther College em Lytham,  foi notada pela primeira vez por Dame Nellie Melba, que a aconselhou a ir a Paris para estudar mais com sua própria professora, Mathilde Marchesi. Ela também estudou com a própria Melba, Jean de Reszke, e em Milão com Vincenzo Sabbatini. 

 Ela fez sua estreia em Roma em 7 de novembro de 1911, como Myriam Licette, no papel-título de Madama Butterfly. 

Sua primeira aparição como Miriam Licette foi em Londres, em 1912, no Kennington Theatre, com a Royal Carl Rosa Opera. Naquele ano, ela se casou com George Edward Webster Robinson, um cantor de ópera. Seus papéis nessa época incluíam Marguerite em Fausto de Gounod, Micaela em Carmen de Bizet e Pamina em A flauta mágica de Mozart. 

Em 16 de junho de 1913, ela deu à luz seu único filho, um menino chamado Maurice Robinson.  Em maio de 1915, Sir Thomas Beecham a ouviu pela primeira vez, em La traviata, e imediatamente a assinou para um Concerto de Formatura duas semanas depois, para cantar a cena da carta de Tatiana de Eugene Onegin de Tchaikovsky. Ela se tornou a cantora favorita de Beecham com sua Beecham Opera Company. Ele a contratou para cantar Julieta em Roméo et Juliette, de Gounod, em outubro, e ela também apareceu em árias líricas como "Ritorna vincitor!" da Aida de Verdi. 

Mirima Licette aposentou-se para dar aulas de canto. Ela morreu em 11 de agosto de 1969, no Royal Berks Hospital em Reading, Berkshire, aos 83 anos. A maior parte de sua propriedade foi usada para fundar a Bolsa Miriam Licette, que é administrada pelo Musicians 'Benevolent Fund, permitindo que os premiados estudem em qualquer lugar da França, com ênfase particular na interpretação da melodie francesa

Aqui canta Misera Elvira... Mi tradi, quell 'alma ingrata / Don Giovanni (Mozart)


Sem comentários: