Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 5 de julho de 2020

Oskar Czerwenka


Oskar Czerwenka masceu 5 de julho de 1924 - e morreu  a 1 de junho de 2000  foi um baixo operístico austríaco e professor acadêmico. Ele foi membro da Ópera Estatal de Viena de 1951 a 1986, realizando 75 papéis, incluindo seu papel principal Ochs auf Lerchenau e estréias de novas óperas. Ele também foi autor, artista visual e ilustrador, e se apresentou em concerto. Ele recebeu vários prêmios, e a escola estadual de música em sua cidade natal recebeu o nome dele.

Nascido em Vöcklabruck , Czerwenka cresceu lá. Ele estudou comércio internacional e começou estudos de ópera particulares em Viena com Otto Iro. Ele fez sua estréia no palco na Ópera de Graz em 1947. Tornou-se membro da Ópera Estatal de Viena em 1951, onde ficou em 1986, aparecendo em 1084 apresentações na casa.  Ele também apareceu no Volksoper Wien e nas principais casas de ópera do mundo. Ele se apresentou no Festival de Salzburgo a partir de 1953 e estreou na Metropolitan Opera em 1959. 

Czerwenka cantou 75 partes operáticas, incluindo seu papel principal Ochs auf Lerchenau em Der Rosenkavalier, de Richard Strauss.  Ele era Bartolo tanto no barbeiro de Rossini quanto no de Mozart . 

 Czerwenka participou de performances de estreia de ópera, como Der Prozeß , de Gottfried von Einem, no Festival de Salzburgo de 1953, e Irische Legende , de Werner Egk.em 1955, e um papel-título em Jacobowsky und der Oberst, de Giselher Klebe, que estreou em Hamburgo em 1965 e também foi exibido na Metropolitan Opera. 

 Ele participou da estréia da ópera de Iván Erőd , Die Seidenraupen (Os Bichos da seda), em 1968, durante o Wiener Festwochen no Theater an der Wien .  Ele ficou conhecido na década de 1970, cantando a parte de Tevje em Anatevka ( Fiddler on the Roof ). 

Czerwenka cantou Lieder e oratório em concerto e para gravações.  Ele morreu em sua cidade natal. 

Artista, ilustrador, escritor

Aqui canta em alemão Un foco insolito de Don Pasquale


Sem comentários: