Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 28 de julho de 2020

Helen Traubel

Helen Francesca Traubel nasceu a 16 de junho de 1899 -faleceu a  28 de julho de 1972 foi uma cantora americana de ópera e concertos. Uma soprano dramática, ela era mais conhecida por seus papéis wagnerianos, especialmente os de Brünnhilde e Isolde.

Nascida e criada em St. Louis, Missouri, ela começou sua carreira como cantora de concertos e passou a cantar na Metropolitan Opera de 1937 a 1953. A partir da década de 1950, ela também desenvolveu uma carreira como cantora de boate e cabaré. como aparecendo na televisão, filmes e teatro musical.

 Traubel passou seus últimos anos em Santa Monica, Califórnia, onde morreu aos 73 anos.

Em 12 de maio de 1937, Traubel fez sua estréia no palco da ópera, depois que o compositor Walter Damrosch pediu que ela cantasse o papel de Mary Rutledge na estréia mundial de sua ópera O Homem Sem Um País na Metropolitan Opera. 

Ela fez sua estréia na Chicago City Opera Company no final daquele ano, aparecendo lá até a empresa falir em 1939. Em 1940, ela ingressou na lista da Chicago Opera Company, permanecendo membro dessa empresa até falir. em 1946. Estreou na San Francisco Opera como Brünnhilde em Die Walküre em 9 de outubro de 1945 com Lauritz Melchior como Siegmund, Margaret Harshaw como Fricka e William Steinberg dirigindo; ela fez várias aparições lá durante 1945 e 1947. 

Fã de beisebol, Traubel já foi dona do time de sua cidade natal, o St. Louis Browns. 

Seus últimos anos foram dedicados a cuidar de seu segundo marido e ex-gerente de negócios, William L. Bass, com quem se casou em 1938. (Seu primeiro marido foi Louis Franklin Carpenter, vendedor de carros de St. Louis. O casal se casou em 1922 mas logo se separaram. 

 Helen Traubel morreu de ataque cardíaco em Santa Monica, Califórnia, 73 anos, e foi enterrada no cemitério Westwood Village Memorial Park, em Los Angeles. 

Por sua contribuição para a indústria fonográfica, Helen Traubel tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, na 6422 Hollywood Blvd. 

Aqui canta Hojotoho da Valquiria


Sem comentários: