Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Mateo Manuguerra

Matteo Manuguerra nasceu a 5 de outubro de 1924 -faleceu a  23 de julho de 1998) foi um barítono francês nascido na Tunísia, um dos principais barítonos Verdi da década de 1970.

 Manuguerra nasceu em Tunis, Tunísia, de pais italianos, que mais tarde se mudaram para a Argentina. Chegou tarde à música, iniciando seus estudos vocais aos 35 anos, no Conservatório de Música de Buenos Aires, com Umberto Landi. 

Ele estreou como tenor no Requiem de Mozart. Ele se estabeleceu na França em 1961 e, após novos estudos, estreou no ano seguinte como barítono no papel de Valentin em Faust, na Opéra de Lyon, onde permaneceria por três anos. 

Manuguerra estreou na Paris Opéra em 1966, como Rigoletto. Ele apareceu em toda a França e cantou nas rádios francesas, particularmente em óperas de Verdi, como Nabucco, Ernani, I masnadieri, Luisa Miller, bem como em I vespri siciliani e Don Carlo, ambas nas versões originais em francês. 

Depois de cantar amplamente na Europa, Manuguerra estreou nos EUA em 1968, como Gérard em Andrea Chénier, em Seattle. Ele estreou na Metropolitan Opera em 11 de janeiro de 1971 como Enrico em Lucia di Lammermoor, outros papéis incluem Barnaba em La Gioconda, Carlo em La forza del destino, Amonasro em Aida, Alfio em Cavalleria rusticana, Tonio em I Pagliacci e outros. 

Ele também apareceu na San Francisco Opera e na Dallas Opera. Manuguerra tinha uma voz rica e flexível, permitindo-lhe se destacar no repertório belcanto e verismo, com Verdi sempre no centro, o que sua impressionante discografia demonstra claramente. Matteo Manuguerra teve uma longa carreira e ainda estava ativo quando morreu repentinamente de um ataque cardíaco, em Montpellier, França.

Aqui canta Nemico della patria  de Andrea Chénier)

Sem comentários: