Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 16 de julho de 2020

O Rapto do Serralho


Die Entführung aus dem Serail (em português, "O rapto do serralho") é uma ópera (singspiel) composta por Wolfgang Amadeus Mozart, com libreto de Johann Gottlieb Stephanie Der Jüngere. Sua estreia foi no dia 16 de julho de 1782, no Burgtheater de Viena.

É uma das obras mais importantes da juventude de Mozart e marcou o início da sua grande fase no teatro lírico.

Aqui estão alguns pontos principais:

Género: É um Singspiel, ou seja, alterna números musicais (árias, conjuntos, coros) com diálogos falados em vez de recitativos acompanhados. Esse género era muito apreciado na Alemanha e Áustria na época.

  • 🌍 Enredo: A ópera insere-se no fascínio europeu pelo “exótico” turco (o chamado Turquerie). Conta a história de Belmonte, que viaja para resgatar a sua amada Konstanze, raptada e mantida no harém (serail) do paxá Selim. Com a ajuda do seu criado Pedrillo, Belmonte tenta libertá-la juntamente com a criada Blonde. O paxá, em vez de castigar, acaba por agir com nobreza e clemência, permitindo a fuga — um desfecho incomum e moralmente elevado.

  • Música:

    • Mozart explora cores “exóticas” no uso da percussão turca (triângulo, pratos, bumbo) para dar um ambiente “oriental” em números como a abertura e as marchas.

    • As árias são altamente exigentes: Konstanze, por exemplo, canta “Martern aller Arten”, uma das mais difíceis de todo o repertório soprano, com grandes saltos, agudos extremos e ornamentação virtuosística.

    • Belmonte e Pedrillo representam contrastes de caráter — o heróico e o cômico — enquanto Blonde mostra espírito independente e decidido, algo inovador para uma criada no palco.

  • 🌟 Importância:

    • Foi a primeira ópera grande que Mozart estreou em Viena (1782), e contribuiu para consolidar a sua fama.

    • Reflete também as ideias iluministas da época: a mensagem de que o “inimigo turco” pode ser generoso e moralmente superior era ousada para o público europeu.

    • Beethoven chegou a dizer que Mozart, com esta ópera, mostrou “até onde se pode ir com o canto.”




Sem comentários: