Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 14 de junho de 2020

Andrea Rost:


Andrea Rost nasceu  em 15 de junho de 1962 em Budapeste  é uma soprano lírica húngara. Actuou em papéis principais na Ópera Estatal de Viena , La Scala , Royal Opera House , Opéra National de Paris , Metropolitan Opera e no Festival de Salzburgo . O ano de 1997 viu o lançamento de sua primeira gravação solo, Le delizie dell'amor , com árias das óperas bel canto , Verdi e Puccini .

Formou-se  na Academia de Música Liszt Ferenc como aluna de Zsolt Bende 

 Ainda era uma estudante com uma bolsa da Ópera de Budapeste quando cantou Juliette no Romeo et Juliette de Gounod na Ópera de Budapeste em 1989.

Dois anos depois, em 1991, tornou-se solista do Staatsoper em Viena , onde cantou todos os seus papéis principais; o público conhecedor de Viena ouviu suas magníficas performances dos papéis de Zerlina, através de Adina e Susanna, até Lucia di Lammermoor e Violetta , além de vários concertos.

Ela teve um sucesso internacional estrondoso na estréia de Rigoletto no La Scala em 1994, onde fora convidada por Riccardo Muti , e desde então é cantora convidada regular. 

Ela já era uma estrela célebre quando, em 1995, cantou Pamina na estréia de Die Zauberflöte na noite da temporada no La Scala com grande aclamação. Esses papéis foram seguidos por Susanna em Le Nozze di Figaro , de Mozart , e Violetta em La Traviata, de Verdi . Em janeiro de 2006, ela interpretou várias vezes o papel de Gilda no Teatro alla Scala.

Na Royal Opera House, em Covent Garden, ela estreou como Susanna, e depois cantou Violetta com grande sucesso. Ela cantou o papel-título de Elisabeth ( Il castello di Kenilworth ), de Donizetti , em uma performance de concerto, que também foi uma estreia mundial. Na temporada de 2003/2004, atuou como Lucia di Lammermoor.

No Teatro Real Madrid, ela cantou o papel de Les dialogues des Carmélites, de Blanche of Poulenc , em junho de 2006.

Nos Estados Unidos , ela se apresentou várias vezes na Ópera Lírica de Chicago , cantando Zerlina , Gilda, Violetta e Giulietta ( Bellini : Eu Capuleti e Montecchi ), em outubro de 2005 ela se apresentou como Micaëla . Ela fez sua estréia na Metropolitan Opera, Nova York, em 1996, como Adina no L'elisir d'amore de Donizetti , depois aparecendo lá como Gilda, Lucia e Violetta. Na última vez, em abril de 2006, ela cantou Susanna no Metropolitan. Ela cantou Antonia na Ópera de Washington e apareceu na Ópera de Los Angeles no mesmo papel. Em março de 2002, ela cantou Pamina em Los Angeles. Em abril de 2005, ela se apresentou como Pamina várias vezes em Washington.

Ela é frequentemente convidada a cantar no New National Theatre Tokyo . Na Ópera de Budapeste, ela costuma cantar seus papéis favoritos de Gilda, Lucia di Lammermoor e Violetta.

Ela canta árias de Mozart de Don Giovanni e Le Nozze di Figaro em seu último CD lançado, apresentando oito papéis diferentes. A versão em DVD desta gravação está disponível.

Em 1997, ganhou o Prêmio Liszt e, em 2004, o Prêmio Kossuth . Ela é detentora do título "Artista do Mérito" desde 1999.



Sem comentários: