Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Renato Bruson

* Em 1936 Nasceu perto de Padua o barítono italiano Renato Bruson, que se estreou em 1961 cantando o papel de Di Luna no Trovatore

A paixão pela música amadureceu no coro da paróquia, quando ele era criança. Ele iniciou seus estudos musicais no conservatório de Pádua, sendo premiado com uma bolsa que lhe permitiu tirar seus cursos ultrapassando os problemas económicos.

No ano seguinte à estreia ele foi Riccardo na I Puritani no Teatro dell'Opera di Roma , em Roma . Sua primeira aparição no Metropolitan Opera foi como Enrico em Lucia di Lammermoor em 1969 .

Em 1970 iniciou sua colaboração com o maestro Riccardo Muti em Un Ballo in Maschera , em Florença fazendo sua estréia no La Scala em 1972 como em Antonio na Linda di Chamonix e no Festival Internacional de Edimburgo em 1972, como Ézio em Átila , no Covent Garden em 1975 no papel de Renato na Un Ballo in Maschera, substituindo com grande sucesso Piero Cappuccilli .

. Na década de 80 voltou-se para o século 18 com Mozart em Don Giovanni e no verismo com Umberto Giordano cantando Andrea Chénier .

Ele é considerado por alguns críticos a melhor Rigoletto desde Tito Gobb, dessa opera ouçamo-lo cantar a area Cortigiani, vil razza dannata


Sem comentários: