Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 19 de março de 2009

Fausto-Salut demeure chaste et pure

Nicolai Gedda nasceu em Estocolmo, filho de mãe sueca e pai russo. e é um dos tenores com mais gravações registadas no mundo da ópera,contando para cima de 200 gravações.

Gedda iniciou sua carreira profissional como caixa de banco na sua cidade. Um dia um cliente rico a quem ele falou sobre seu desejo de cantar profissionalmente ofereceu-se para pagar os seus estudos com Carl Martin Öhman, um conhecido tenor Wagneriano.

Teve a oportunidade de substituir Di Steffano, num desempenho do Elixir do amor no Festival de Edimburgo em 1951, um êxito que lhe valeu no ano seguinte com 26 anos, estrear-se na ópera do seu país com o papel de Chapelou na ópera de Adolphe Adam, Le postillon de Lonjumeau . Uma das árias nesta ópera, "Mes amis, écoutez l'histoire", é considerado uma dos mais difíceis para tenor. Para estreia não podia ter tido maior desafio.

Um cantor de invulgar longevidade, ainda gravou em Maio de 2001 o papel do Imperador na Turandot e o do do Sumo Sacerdote na Idomeneo de Mozart em Junho de 2003, com 78 anos.

Aqui canta uma cavantina da ópera Fauato de Gounod, Salut, demeure chaste et pure

Caso não consiga ver o vídeo clicar >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> aqui


Sem comentários: