Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Rosa Ponselle

Soprano lírica americana nascida no Connecticut, filha de pais napolitanos, começou cantando com a sua irmã mais velha Carmela, como cantoras de cabaret, mas passaram a ter aulas com William Thorner, que persuadiu Enrico Caruso a ouvi-las cantar, mas este acabou por ficar impressionado com a voz de Rosa, levando-a a uma audição no Met.

Desde logo foi-lhe oferecido contrato para a época de 1918-19. Estreou-se em em 15 de Novembro de 1918, como Leonora na ópera de Verdi La forza del destino, cantando com Caruso.

Apesar de uma quase paralisante crise de nervos ( que ela sofreu em toda sua carreira), conseguiu um tremendo sucesso, junto do público.

Em 1927 cantou o papel que muitos considerada a sua maior conquista, a Norma de Bellini.

Ela cantou essencialmente no New York Metropolitan Opera e é geralmente considerado pelos críticos musicais como tendo sido uma das maiores sopranos dos últimos 100 anos.

Fora dos Estados Unidos, pouco cantou, apenas no Convent Garden e em Florença, segundo ela para homenagear e pagar uma promessa que fizera a sua mãe, de um dia cantar em Itália.

Podemos ouvi-la cantar a famosa Habanera da Carmen de Bizet, por acaso o seu último papel, já que abandonou a carreira cedo, por força de desentendimentos com a direcção do Met, acerca dos papéis a cantar.

Dela disse Maria Callas, " a maior cantora de todas nós"


Sem comentários: