Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 6 de janeiro de 2008

Il ballen del suo sorriso

Os papéis de barítono correspondem normalmente, ao papéis do vilão nas óperas, naturalmente que isso não corresponde à qualidade das vozes, mas o certo é que não são as estrelas para o grande público pouco conhecedor, que não para os entendidos, que não deixam de salientar a enorme qualidade vocal de alguns, independentemente do seu estatuto junto do público.

Aqui o barítono Gioirgio Zancanaro canta o papel do Conde de Luna.

A segunda cena do segundo acto do Trovador inicia-se praticamente com a famosa ária para barítono do Conde de Luna, quando ele e os seus seguidores se aproximam de noite do castelo de Castellor.

Luna canta a sua ária "Il ballen del suo sorriso"(A luz do seu sorriso) onde ele anuncia que quer raptar a sua amada Leonora que pretende professar, propondo-se ele rapta-la antes que ela o consiga.

Diz então que :

" A luz do seu sorriso é maior do que uma estrela o esplendor do seu lindo rosto infunde-me nova coragem O amor que me anima falará a meu favor e que o Sol de um dos seus olhares disperse a tempestade do meu coração".

Ouve-se entretanto o bater dos sinos que anunciam a cerimónia. Os soldados que o conde trouxera consigo dispõem-se para o rapto, enquanto este proclama "Per me ora fatale"(5.17)

"Hora fatal para mim apressa os teus momentos a alegria que me espera não é um júbilo mortal Em vão um Deus rival se opõe ao meu amor nem mesmo um Deus pode oh mulher afastar-te de mim"





Sem comentários: