Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Kovanschina

Da ópera de Mussorgsky Kovanschina estreada em podemos ouvir a abertura e primeiros fraseados, sendo o elenco o seguinte

Dosifey - Yevgeny Nesterenko
Marfa - Irina Arkhipova
Ivan Khovansky - alexander Vedernikov
Andrey Khovansky - Georgy Andryushchenko
prince Galitsin - Yevgeniy Raykov
Shaklovitiy - Vladislav Romanovsky
Scrivener - Vitaliy Vlasov

A Bolshoi Theatre Chorus and orchestra.
Conduzida por Yuri Simonov

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Tomaz Alcaide

No ano de 1901 nasceu em Estremoz o maior tenor português de sempre, para ler o que se passou em 2001 quando do centenário do seu nascimento ver aqui. Para saber mais sobre o nosso Tomaz Alcaide, ler o que sobre ele escreveu José Quintela Soares no seu blogue Ópera per tutti. Podemos ouvi-lo cantar a ária La donna e mobile de Verdi. Para ver clicar >>>>>>>>>> aqui.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Renato Bruson

Natural de Pádua, Itália, onde estudou no conservatório local, Renato Bruson estreou profissionalmente no ano de 1961, em Spoleto, com a ópera Il Trovatore. No ano seguinte, estreou na Ópera de Roma, com I Puritani. Após dedicar os primeiros anos de sua carreira a concertos e recitais, voltou à ópera triunfantemente ao estrear, em 1968, na Metropolitan Opera de Nova York, em uma montagem de Lucia di Lammermoor. Renato tem cantado todos os papéis de Verdi para seu registro de voz nas principais casas de ópera da Europa, Japão, Américas do Norte e do Sul, e ganhou notoriedade internacional como um dos grandes intérpretes de Verdi e Donizetti de sua geração. Renato Bruson também ficou famoso por sua participação em diversas óperas lançadas em vídeo como Don Carlo, Macbeth, Falstaff, Cavalleria Rusticana e Rigoletto. créditos : movimento.com Para o ouvir cantar a ária Carlo ascolta da ópera Don Carlo de Verdi clicar aqui

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Falstaff-Final

Falstaff foi a últimas das 26 óperas de Verdi, estreada em Milão no Scala no ano de 1893, tendo Verdi já 80 anos.

Libreto de Boito a partir da comédia "As Alegres Comadres de Windsor" de Shakespeare. Esta não foi só a sua última ópera, foi também a sua única comédia.

Para ouvir o final clicar >>>>>>>>>>>>>>> aqui

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Pablo Elvira

Pablo Elvira, um barítono nascido em Porto Rico em 1937, faleceu em 5 de Fevereiro de 2000. Tornou um membro regular do New York City Opera na década de 1970 e 80 e cantaram frequentemente na Metropolitan Opera.

Elvira era filho de um chefe de orquestra de dança e orquestra começou sua vida musical tocando trompete no grupo de seu pai, vindo mais tarde a formar sua própria orquestra de jazz.

Um encontro com o violoncelista e maestro Pablo Casals terá conduzido prossecução de uma carreira como um cantor de ópera.

Estudou depois durante 8 anos, na Indiana University School of Music, em Bloomington .
Em 1972 ele cantou o papel título na estréia mundial da ópera de John Eaton "Heracles"

Ele deixou Bloomington, em 1974, e realizou turnés na Europa mudando-se depois para Nova York, onde fez sua estreia esse ano com a City Opera como Germont na Traviata.

Sua última aparição no City Opera foi em 1989 como o personagem título no Rigoletto.

Entre o seu vasto território, o papel de maior destaque é exactamente o Barbeiro de Sevilla da qual vamos ouvir a ária Largo al factotum"

Para ouvir clicar >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> aqui