Nina Rautio (nascida em 21 de setembro de 1957) é uma soprano operística russa
Nacionalidade
russo Nos primeiros dezenove anos de sua vida, Nina Rautio viveu em Petrozavodsk (República da Carélia, Rússia). Para começar, ela se formou como pianista na Escola de Música de Petrozavodsk e, em seguida, concluiu o Diploma Dual, estudando teoria e canto (este último com ZI Larkina) - alcançando distinção em ambas as disciplinas -
Durante seus estudos no conservatório, Nina interpretou o papel de Violetta (" La Traviata") no Conservatoire Opera Studio.
começou sua carreira operística a sério em 1984, desempenhando uma série de papéis principais como parte do Teatro Mikhaylovsky (antigo Teatro de Ópera Maly) em São Petersburgo.
Depois de competir no Concurso Tchaikovsky, ela foi convidada a ingressar na companhia do Teatro Bolshoi, onde, a partir de janeiro de 1987, ela se tornou uma de suas principais sopranos, além de se apresentar em muitas salas de concertos renomadas em Moscou e São Petersburgo.
Um dos diretores da empresa Bolshoi, VG Milkov, fez esta avaliação do talento de Nina Rautio: "Ela possui uma voz possuidora do timbre mais radiante, imbuída de uma ampla paleta de tons e matizes, tudo sustentado por uma habilidade de atuação de grande determinação e persuasão ".
Ela cantou pela primeira vez no Ocidente em 1991, quando viajou para o Metropolitan Opera , em Nova York, e o festival de Edimburgo com a Bolshoi Company. Ela foi imediatamente aclamada como uma artista de talento excepcional e convidada pelo Teatro La Scala para atuar como substituta para o papel-título de " Manon Lescaut " de Puccini em fevereiro de 1992. Depois de apenas alguns ensaios, o maestro, Lorin Maazel , a promoveu ao elenco de estreia, além de convidá-la para gravar o papel com a Sony Classical.
As apresentações e a gravação foram muito aclamadas, e essa reviravolta serviu como catalisador para estabelecer a reputação da jovem soprano no cenário internacional. Mais tarde no mesmo ano, novamente no La Scala, Nina Rautio assumiu o papel de Isabel de Valois em "Don Carlos" de Verdi (sob a batuta de Riccardo Muti ) e cantou o solo de soprano na "Missa Glagolítica" de Janáček sob Riccardo Chailly .
Nina Rautio era muito apreciada por Luciano Pavarotti , que se apresentou com ela em várias produções na década de 1990, incluindo "Don Carlos", "Un Ballo in Maschera", " Manon Lescaut ", " Andrea Chenier ", a Missa de Réquiem de Verdi , entre outros.
No início dos anos 1990, Nina se mudou para Londres e desde então tem se apresentado em todo o mundo.
Nina Rautio atualmente reside no Reino Unido, Londres
Aqui canta com Pavarotti de Don Carlos Io vengo a domanda..
.
Sem comentários:
Enviar um comentário