Nascida: 19 de setembro de 1918 - Monessen, Pensilvânia, EUA.
Faleceu: 23 de março de 2010 - São Francisco, Califórnia, EUA
A mezzo-soprano americana Blanche Thebom, filha de pais sueco-americanos, estudou canto com Margaret Matzenauer e Edyth Walker em Nova York.
Blanche Thebom fez sua estreia em concerto em 1941, com o Metropolitan Opera, como Fricka em dezembro de 1941. Ela fez sua estréia no Met em novembro de 1944 na Academia de Música da Filadélfia como Brangäne in Tristan und Isolde .
Ela era a líder mezzo-soprano dramática do Metropolitan Opera por 22 anos, criou as performances americanas estréia de Baba o turco na Igor Stravinsky 'S do Rake Progresso, a mãe de Strauss' Arabella, ea mera Marie em Francis Poulenc 's Diálogos das Carmelitas.Em suas 22 temporadas com o Met (1944-1959, 1960-1967), ela apareceu em 356 performances, 28 papéis e 27 obras.
Em um campo há muito dominado por europeus, Blanche Thebom fez parte da primeira onda de cantores de ópera americanos a alcançar carreiras internacionais, em meados do século. Ela foi elogiada pela crítica por sua voz calorosa, fraseado atencioso e atuação sensível.
Ela fundou o Opera Arts Training Program, um workshop de três semanas em conjunto com o San Francisco Girls Chorus em 1988. Ela morou e ensinou em particular e ajudou a criar um programa de treinamento para jovens cantores em San Francisco. Nos últimos anos, Blance Thebom apareceu frequentemente em recitais duo com a sopranoEleanor Steber . Ela morreu de insuficiência cardíaca em sua casa em San Francisco em 23 de março de 2010. Tinha 91 anos.
Aqui canta O Don Fatale de Don Carlos
Sem comentários:
Enviar um comentário