Possuindo uma voz lírica de tom suave e elástico, com timbre quente e melodioso, o repertório de Dvorský concentra-se em papéis dos repertórios italiano e eslavo.
Dvorský nasceu em Horná Ves , então Tchecoslováquia , hoje Eslováquia .
Dvorský tem quatro irmãos, três dos quais também são cantores de ópera de sucesso: Jaroslav Dvorský , Miroslav Dvorský e Pavol Dvorský . Seu outro irmão, Vendelín Dvorský, é economista.
Dvorský estudou com Ida Černecká no Conservatório Estadual de Bratislava. Os seus primeiros sucessos no Teatro Nacional Eslovaco , fazendo sua estréia profissional de ópera lá em 1972 como Lensky em Tchaikovsky 's Eugene Onegin .
Ele venceu o concurso nacional de canto com o nome de Mikuláš Schneider-Trnavský em Trnava em 1973, e em 1974 ganhou o primeiro prêmio no Concurso Internacional Tchaikovsky em Moscou.
Em 1975, ele ganhou o primeiro lugar no concurso de canto no Concurso Internacional de Música de Genebra, que o levou a um estágio de um ano com Renata Carosia e Giuseppe Luggano La Scala de Milão.
Nos anos seguintes, ele rapidamente alcançou fama internacional. Estreou-se na Vienna State Opera , onde foi particularmente bem-sucedido e popular, em 1976, na New York Metropolitan Opera em 1977, e um ano depois no La Scala de Milão.
Dvorský era muito estimado por Luciano Pavarotti , que várias vezes se referiu a ele como "meu legítimo sucessor".
Nestes anos ele se tornou um dos principais tenores em todo o mundo.
Recebeu várias distinções, entre outras sendo artista nacional e ganhador do prêmio estadual da ex-Tchecoslováquia.
Desde 2006, Dvorský dirige a ópera de Košice e , depois, a ópera do Teatro Nacional Eslovaco (SND) em Bratislava
Aqui canta Mirella Freni Tu tu amore da Manon Lescault.
Una furtiva lacrima da Elixir do Amor
Sem comentários:
Enviar um comentário