Esta ópera de Donizetti foi estreada no teatro São Carlos de Nápoles em 26 de Setembro de 1835. Exibida em Lisboa cerca de 3 anos depois.Esta é uma ópera dos primeiros tempos do romantismo.
Muito famosa nos tempos do seu aparecimento, teve mais tarde algum declínio, pelo aparecimento das correntes veristas, deixando de estar na moda o tipo de canto ornamentado e leve próprio desse primeiro romantismo.
Somente nos anos seguintes á II Guerra Mundial, ressurge o interesse pelo estilo de canto desta época.Mais uma vez é preciso falar em Maria Callas, responsável por esse ressurgimento. De novo acertou na personagem de Lucia ao recuperar o dramatismo da protagonista, dando consistência a passagens tais como a ária “Regnava nel silenzio”, pela sua dificuldade para os sopranos mais ligeiros.
Lucia é um drama escocês, passado na época medieval, baseado numa obra de Walter Scott The bride of Lammermoor escrita em 1819, com adaptação de Salvatore Cammarano
Personagens
Lord Enrico Ashton-(barítono)-dono do castelo de Ravenswood
Papel com notável dificuldade, noemadamente na sua ária inicial
Lucia –(soprano)- sua irmã
É a protagonista da obra. Papel para soprano lírico-ligeiro; exige uma voz muito ágil e com amplo registo agudo, mas com peso para dar relevo aos momentos mais dramáticos.
Sir Edgardo de Ravenswood-(tenor)
È mais importante o seu papel que noutra obras de Donizetti, é a ele que cabe a ária final tendo várias intervenções importantes ao longo da ópera.
Tenor lírico ou lirico-spinto
Lord Arturo Bucklaw-(tenor)-pretendente de Lucia
Só entra numa cena, papel com características idênticas ao anterior,cantando uma breve mas difícil cavatina. É um papel secundário, mas pela dificuldade tem sido interpretado por tenores, que mais tarde viriam a alcançar muita fama.
Raimondo-(baixo)- capelão do castelo
Papel secundário, mas tem intervenções de alguma relevância, especialmente no último acto, quando, tem uma grande cena juntamente com o coro
Alisa-(mezzo-soprano)-acompanhante de Lucia
Normanno-(tenor)-chefe da guarda do castelo
Duas personagens com curtas intervenções.
Percorrete le spiagge vicine
NORMANNO e IL CORO
Percorrete / Percorriamo le spiaggie vicine
Della torre le vaste rovine:
Cada il vel di si turpe mistero.
Lo domanda ... lo impone l'onor.
Fia che splenda il terribile vero
Come lampo fra nubi d'orror.
Percorrete / Percorriamo le spiaggie vicine
Della torre le vaste rovine:
Cada il vel di si turpe mistero.
Lo domanda ... lo impone l'onor.
Fia che splenda il terribile vero
Come lampo fra nubi d'orror.
Sem comentários:
Enviar um comentário